A
DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES NA LICENCIATURA
Isabela
Giovana Gomes
Historicamente o
Brasil sempre teve dificuldades para desenvolver seu sistema educacional, isso
se deve a fatores políticos, sociais e de gestão. Em uma entrevista à rádio
novo tempo, quando questionado à respeito da desvalorização da educação
brasileira o ex-ministro da educação Cristovam Buarque apontou como motivo
dessa desvalorização a questão cultural, onde uma pessoa é respeitada não por
ser culta e sim por seus bens materiais.
"Nós somos um país dividido em
dois e resolvemos serviços dos ricos; transporte, saúde, moradia e educação
também. A gente cuida da educação da parcela rica, por isso que as
universidades são federais e as escolas de base não." (BUARQUE, 2012,
Rádio novo tempo).
Essa política
elitista é muito presenciada até os anos 50, que tem como característica um
modelo escolar voltado para a reflexão e formação de novos pensadores, papel
cumprido atualmente por poucas escolas, que na maioria das vezes é pertencente à
iniciativa privada. Atualmente, com o avanço do desenvolvimento tecnológico a
função da escola vem sendo modificada, atrela-se a essa nova função a formação
de novos profissionais para o mercado de trabalho para que seja suprida a
necessidade deste setor.
"Eu chamo de escola fábrica de
pessoas para o mercado e escola fábrica porque também é uma escola que produz
com muita rapidez numa linha de montagem esse conhecimento que ela quer
administrar" (MOSÉ, 2015, Café filosófico).
Diante dessa
conjuntura o professor é quem mais sofre desvalorização, a profissão que tem
como papel passar adiante o conhecimento e despertar curiosidade nos alunos não
recebe o enaltecimento merecido, uma carreira que possui circunstâncias cuja
precariedade se sobrepõe. As condições de trabalho são adversas, falta
material, estrutura e investimento, o professor recebe relativamente pouco para
os padrões de vida de seus respectivos estados, enfrenta problemas socias da
comunidade onde trabalha e muitas vezes é submetido a situações de risco. Nos
últimos anos a procura por cursos de licenciatura nas universidades vem
diminuindo de forma alarmante por conta do desprestigio com a profissão.
Alunos que procuram
seguir carreira docente costumam alegar que mesmo existindo problemas na
educação, a vocação para ensinar é uma das motivações para continuar na
licenciatura. "Não tem como atrair os melhores jovens de um país para
serem professores sem um bom salário. Não basta um bom salário para ter um bom
professor.” (BUARQUE, 2012, Rádio novo tempo). Para Cristovam Buarque a solução
se dá com um critério de seleção que leva em conta a vocação do candidato. Para
discentes que querem ser professores entrar nessa área possibilita mesmo que
remotamente mudar esse modelo escolar, contribuir para o despertar do
pensamento crítico e do anseio por conhecimento em crianças, jovens e adultos
para que a educação se torne menos reprodutivista.
Referências
Por que a educação brasileira é desvalorizada?. Rádio novo
tempo, 2012.
MOSÉ, V. Os problemas da educação brasileira. Café filosófico,
2015.
LIBÂNEO, J.C e PIMENTA, S.G. Formação de profissionais da
educação: visão crítica e perspectiva de mudança, 1999.
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