A EAD COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
Camila Rodrigues da Silva
O EAD, Ensino a Distância é uma forma de educação que visa utilizar a
seu favor recursos tecnológicos exclusivos e direcionados através da qual aluno
e professor não precisam estar juntos fisicamente em um espaço para que ocorra
a aprendizagem por completo. Para o EAD aconteça, o aluno só necessita ter
acesso a internet e um sistema de gestão de aprendizagem para o processo se
realizar de forma dinâmica e eficiente.
O intuito da criação do EAD foi para ajudar as pessoas com baixa renda,
pouco tempo e que não precisasse se deslocar. Sendo assim este meio de ensino
já é uma grande realidade no Brasil e aceito por diversos brasileiros.
Por anos a escola sempre teve as mesmas características: a
escola, as salas com cadeiras enfileiradas, um quadro, um professor e os
alunos. Porém com os avanços tecnológicos foi sendo capaz de reverter esse
padrão e atualmente uma das formas que mais vem se mostrando útil é o EAD.
Apesar de muitos serem contra pelo fato de que o EAD não pode ser
considerado um ensino completo, onde a única formação que os alunos tem é a
formação teórica. O que de fato não é correto, pois todos os cursos, ou a
grande maioria deles, precisam de uma parte prática, pelo fato de que um
engenheiro não pode construir sabendo apenas a parte teórica, um técnico de
enfermagem não pode consultar alguém sem ao menos ter sido treinado para. E
mesmo com esses pesares, uma grande parcela da população brasileira vem
aderindo a esta forma de ensino.
Quando pesquisamos sobre o EAD como forma de precarização na
educação pública o principal alvo das discussões são os professores graduados e
que dão aula em instituições de ensino. O que de fato é algo a ser discutido,
pois por muitas plataformas de EAD os professores não são formados, tivemos até
um exemplo dado em sala de aula onde uma empresa ofereceu na sua propaganda
vaga para ser professor de ensino a distancia, como se qualquer pessoa pudesse
estar ali e fazer aquele papel de professor, como se aquele trabalho docente
pudesse virar apenas uma forma das pessoas conseguirem mais renda.
Outro ponto a ser observado também é a relação entre professor e aluno,
afinal em uma sala conseguimos fazer debates que favorecem o pensamento e
questionamento dos alunos, a troca de experiência e de vida que muitas vezes
ajuda o aluno a se tornar um profissional muito melhor do que ele seria se não
houvesse essa relação.
Sendo assim o que devemos nos questionar é: que tipo de
profissionais são formados nesses espaços? Como se dá a relação professor-aluno
durante o processo? Quais são os verdadeiros interesses por trás da ampliação
do EAD? Como se dá a formação para os professores que irão atuar nessas
formações?
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