terça-feira, 10 de julho de 2018

A EXTENSÃO DENTRO DA UNIVERSIDADE – UMA OPORTUNIDADE DE APROXIMÁ-LA DAS CLASSES POPULARES


      


Ingrid Victoria Xavier Silva Machado

     Muito se fala sobre como as universidades são espaços privilegiados à elite, e que apenas recentemente, graças a política de ações afirmativas, começou a ocorrer uma reparação, ainda longe do ideal, que possibilitou a membros de classes sociais menos favorecidos o acesso a uma educação formal superior.
      Como mencionado anteriormente, a reparação histórica que vem ocorrendo nos últimos anos ainda está longe do ideal, e, infelizmente, muitos trabalhadores que pagam pela educação de pessoas que tem caráter aquisitivo para bancar seus próprios estudos nunca terão a oportunidade de pisar em um campus universitário como membros do seu corpo discente.
      Para aqueles que tiveram o privilégio, as atividades de extensão que ocorrem dentro das universidades, são uma oportunidade de aproximar a universidade dessas pessoas e de devolver a elas, em parte, uma parcela daquilo que elas nos possibilitaram.
     Aliando conceitos inseparáveis como teoria (pesquisa) e prática (ensino), a as atividades de extensão oferecem ao aluno a possibilidade de expandir seu conhecimento da teoria sobre a área em que se debruça enquanto aplica aquele conhecimento na vida real, impactando e transformando a vida daqueles que são alcançados por esse exercício.
       Além disso, é uma maneira de se desvencilhar da repetição exagerada da teoria, que obviamente é importante, mas que se torna vazia sem a prática. É uma experiência enriquecedora para as duas vias que participam do processo e possibilita, ao estudante, uma oportunidade além da sala de aula, onde ele passa de expectador do conhecimento adquirido na mesma e o coloca em aplicação na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...