segunda-feira, 9 de julho de 2018

ESTRESSE ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO


          

Willian J. S. Mello

                A adolescência tem início, com base em exames teóricos, na puberdade. Este é de fato um período de fortes mudanças no que tange o caráter físico e psicológico do individuo. Nesta fase, o jovem se depara com novas responsabilidades no âmbito familiar e escolar, das quais podem leva-lo a um processo desgastante no que condiz a sua rotina escolar tendo em vista o momento que, por muitas vezes, é a chegada a nova fase do ensino médio, aliado ao processo biológico que se desloca temporalmente em seu corpo. A junção desses fatores pode sobrecarregar psicologicamente o indivíduo e leva-lo ao quadro de estresse.
          Ao tratar-se do âmbito escolar, temos nesse momento da vida uma grande preocupação com o futuro e as cobranças entorno do ingresso no ensino superior, que acabam por se tornar algo prioritário para muitos dos jovens que permeiam essa fase. Esse processo de entrada na adolescência acarreta mudanças nas atitudes em relação a interação coletiva com os demais, atividades infantis são deixadas e ocorre então processo de transição para o mundo adulto. As expectativas referentes ao amadurecimento, independência e autonomia do indivíduo em transição são exigidas pela sociedade. Dessa forma, os familiares e pessoas mais próximas ao jovem exercem influência sobre o futuro do mesmo, visto que é no ambiente familiar e íntimo que o adolescente cria e vivencia sonhos e expectativas (SANTOS, 2005, p.58).
          Nesse processo de amadurecimento da fase adolescente, os mais diversos métodos de entrada no curso superior se tornam cada vez mais presentes na vida do estudante. Em várias escolas os alunos começam a se preparar antes mesmo de entrarem no ensino médio, como já vem ocorrendo há alguns anos nas escolas de Brasília, sobretudo nas escolas particulares, em relação ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). Nesse contexto, os estudantes são colocados para fazer provas anuais com matérias de cada ano respectivo. A pressão sobre os estudantes é intensa, tendo em vista a dificuldade do exame e tudo aquilo que o ingresso numa instituição de ensino pública representa para a vida de muitos e muitas.
          Com isso, pode-se afirmar que o processo de seleção para as universidades é um fenômeno causador de grande estresse na vida desses jovens que procuram a entrada no ensino superior. É recomendado que haja uma espécie de orientação com os jovens a níveis de saúde – física e emocional. O estresse tende a se expressar por conta da tensão exacerbada e influi na diminuição da memória, muita sonolência, diminuição do apetite, irritabilidade, perda da concentração, etc.
          Segundo a OMS, o ser humano é um todo integrado, composto de diversas partes que interagem entre si e com o mundo. O que se percebe como alternativa válida é tratar as dificuldades através de uma visão interdisciplinar. O papel dos profissionais da área da saúde (psicólogos/psicopedagogos) é fundamental no sentido de esclarecer e alertar o indivíduo quanto aos possíveis males que um sintoma psicológico pode causar. O sintoma é uma manifestação de sofrimento ou até uma forma de pedir ajuda. Assim, considera-se importante que este receba acompanhamento e dedicação.

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