Willian J. S. Mello
A adolescência tem início, com base
em exames teóricos, na puberdade. Este é de fato um período de fortes mudanças
no que tange o caráter físico e psicológico do individuo. Nesta fase, o jovem
se depara com novas responsabilidades no âmbito familiar e escolar, das quais
podem leva-lo a um processo desgastante no que condiz a sua rotina escolar
tendo em vista o momento que, por muitas vezes, é a chegada a nova fase do
ensino médio, aliado ao processo biológico que se desloca temporalmente em seu
corpo. A junção desses fatores pode sobrecarregar psicologicamente o indivíduo
e leva-lo ao quadro de estresse.
Ao tratar-se do âmbito escolar, temos
nesse momento da vida uma grande preocupação com o futuro e as cobranças
entorno do ingresso no ensino superior, que acabam por se tornar algo
prioritário para muitos dos jovens que permeiam essa fase. Esse processo de
entrada na adolescência acarreta mudanças nas atitudes em relação a interação
coletiva com os demais, atividades infantis são deixadas e ocorre então
processo de transição para o mundo adulto. As expectativas referentes ao
amadurecimento, independência e autonomia do indivíduo em transição são
exigidas pela sociedade. Dessa forma, os familiares e pessoas mais próximas ao
jovem exercem influência sobre o futuro do mesmo, visto que é no ambiente
familiar e íntimo que o adolescente cria e vivencia sonhos e expectativas (SANTOS,
2005, p.58).
Nesse processo de amadurecimento da
fase adolescente, os mais diversos métodos de entrada no curso superior se
tornam cada vez mais presentes na vida do estudante. Em várias escolas os
alunos começam a se preparar antes mesmo de entrarem no ensino médio, como já
vem ocorrendo há alguns anos nas escolas de Brasília, sobretudo nas escolas particulares,
em relação ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). Nesse contexto, os
estudantes são colocados para fazer provas anuais com matérias de cada ano
respectivo. A pressão sobre os
estudantes é intensa, tendo em vista a dificuldade do exame e tudo aquilo
que o ingresso numa instituição de ensino pública representa para a vida de
muitos e muitas.
Com isso, pode-se
afirmar que o processo de seleção para as universidades é um fenômeno causador
de grande estresse na vida desses jovens que procuram a entrada no ensino
superior. É recomendado que haja uma espécie de orientação com os jovens a
níveis de saúde – física e emocional. O estresse tende a se expressar por conta
da tensão exacerbada e influi na diminuição da memória, muita sonolência, diminuição
do apetite, irritabilidade, perda da concentração, etc.
Segundo a OMS, o ser
humano é um todo integrado, composto de diversas partes que interagem entre si
e com o mundo. O que se percebe como alternativa válida é tratar as
dificuldades através de uma visão interdisciplinar. O papel dos profissionais
da área da saúde (psicólogos/psicopedagogos) é fundamental no sentido de
esclarecer e alertar o indivíduo quanto aos possíveis males que um sintoma
psicológico pode causar. O sintoma é uma manifestação de sofrimento ou até uma
forma de pedir ajuda. Assim, considera-se importante que este receba
acompanhamento e dedicação.
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