segunda-feira, 9 de julho de 2018

O RESPEITO AO TEMPO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


           

Sabrina Araujo de Santana

             O processo de aprendizagem acontece desde quando nascemos e com o passar do tempo esse processo vai se modificando e se adequando a realidade que nos cerca. A aprendizagem se dá de forma natural e ao longo de nossas vidas estamos sempre aprendendo por inúmeras formas, fórmulas, jeitos e acumulando conhecimento. A temporalidade de cada processo precisa ser respeitada, para que o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento façam parte de um movimento da vida harmonioso.
            Para entendermos esses processos dos quais passamos, volto-me ao biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget que procurou entender como os homens constroem o pensamento e para responder a esse questionamento epistemológico ele utilizou as crianças e aos seus processos para analisar como essa construção de fato acontece.
            Piaget compreende que o crescimento da inteligência se dá pela capacidade de organização dela própria. Ele também afirma que a organização da aprendizagem passa por processos, e esses processos são definidos por estágios, que representa uma lógica de “saltos” a serem superados, ou seja, não se trata de um processo linear, mas sim, de rupturas que vai atender a complexidade de que se quer dar ao conhecimento.
          Política Pública Educacional é também entender sobre como as crianças formam seus pensamentos nos diferentes percursos de desenvolvimento da inteligência, uma vez que  permite que possamos respeitar e agir de forma que as auxiliem no processo de aprendizagem. Entender que é necessário respeitar seu tempo é ser antes de tudo cauteloso com o futuro que existe dentro dessas mentes que estão a brilhar. Acelerar esses processos pode causar danos futuros perversos em curto prazo, como “dificuldades de aprendizagem, cansaço escolar, deficiência de atenção ou perda de motivação”, mas se pensarmos em questões futuras, realmente, levará a uma expressiva deficiência no desenvolvimento desses jovens e adultos.
            Por isso, se faz necessária, uma educação que atenda as especificidades de cada região, de idade, de realidade, enfim, para que possamos de fato concretizar os conhecimentos e as virtudes que uma boa educação pode nos agregar. Acelerar os processos de aprendizagem, quando se devia apenas respeitar a naturalidade dessa construção, diz respeito a uma lógica mercantil e capitalista de produção que não se preocupa com qualidade, mas sim, com quantidade o que nos torna cada vez mais descolados de nossa humanidade e promove uma tentativa de nos tornar potencias engrenagens de uma grande máquina desse enorme sistema que rege e pede pressa, sendo que a vida é só uma, e o dinheiro não deveria ser o que comanda a lógica da existência, mas sim, a construção de seres e mentes brilhantes que somos capazes de ser, pela educação, pelo respeito, pelo amor, pela caridade e só respeitando cada processo, desde a infância, a adolescência, a juventude, a vida adulta e a vida madura conseguiremos passar mais ilesos dessa máquina que vem destruindo toda a nossa historicidade enquanto seres, nos transformando em máquinas.


Referências Bibliográficas

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