Sabrina Araujo de Santana
O
processo de aprendizagem acontece desde quando nascemos e com o passar do tempo
esse processo vai se modificando e se adequando a realidade que nos cerca. A
aprendizagem se dá de forma natural e ao longo de nossas vidas estamos sempre
aprendendo por inúmeras formas, fórmulas, jeitos e acumulando conhecimento. A
temporalidade de cada processo precisa ser respeitada, para que o
desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento façam parte de
um movimento da vida harmonioso.
Para entendermos esses processos dos
quais passamos, volto-me ao biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget que procurou
entender como os homens constroem o pensamento e para responder a esse
questionamento epistemológico ele utilizou as crianças e aos seus processos
para analisar como essa construção de fato acontece.
Piaget compreende que o crescimento
da inteligência se dá pela capacidade de organização dela própria. Ele também
afirma que a organização da aprendizagem passa por processos, e esses processos
são definidos por estágios, que representa uma lógica de “saltos” a serem
superados, ou seja, não se trata de um processo linear, mas sim, de rupturas
que vai atender a complexidade de que se quer dar ao conhecimento.
Política Pública Educacional é também entender sobre como as crianças
formam seus pensamentos nos diferentes percursos de desenvolvimento da
inteligência, uma vez que permite que possamos respeitar e agir de forma que as auxiliem
no processo de aprendizagem. Entender que é necessário respeitar seu tempo é
ser antes de tudo cauteloso com o futuro que existe dentro dessas mentes que
estão a brilhar. Acelerar esses processos pode causar danos futuros perversos
em curto prazo, como “dificuldades de aprendizagem, cansaço escolar,
deficiência de atenção ou perda de motivação”, mas se pensarmos em questões
futuras, realmente, levará a uma expressiva deficiência no desenvolvimento
desses jovens e adultos.
Por isso, se faz necessária, uma
educação que atenda as especificidades de cada região, de idade, de realidade,
enfim, para que possamos de fato concretizar os conhecimentos e as virtudes que
uma boa educação pode nos agregar. Acelerar os processos de aprendizagem,
quando se devia apenas respeitar a naturalidade dessa construção, diz respeito
a uma lógica mercantil e capitalista de produção que não se preocupa com
qualidade, mas sim, com quantidade o que nos torna cada vez mais descolados de
nossa humanidade e promove uma tentativa de nos tornar potencias engrenagens de
uma grande máquina desse enorme sistema que rege e pede pressa, sendo que a
vida é só uma, e o dinheiro não deveria ser o que comanda a lógica da
existência, mas sim, a construção de seres e mentes brilhantes que somos
capazes de ser, pela educação, pelo respeito, pelo amor, pela caridade e só
respeitando cada processo, desde a infância, a adolescência, a juventude, a
vida adulta e a vida madura conseguiremos passar mais ilesos dessa máquina que
vem destruindo toda a nossa historicidade enquanto seres, nos transformando em
máquinas.
Referências Bibliográficas
https://www.youtube.com/watch?v=rRLukE2HGzA&t=348s
Acesso em: 03 jul 2018.
http://www.institutoruthsalles.com.br/a-pedagogia-waldorf-e-a-idade-de-escolarizacao/
Acesso em: 03 jul 2018.
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