sexta-feira, 31 de maio de 2019

A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. QUAIS AS DIFICULDADES?
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                                                                   Beatriz Abreu Ramos   
                                                                            
 No dia 26 de maio de 2018 foi publicado uma proposta que permite que os ensinos fundamentais e médios possam ser feitos 40% da sua carga horaria a distância (EAD), e que o EJA (educação de jovens a adultos) e a educação especial sejam realizadas em à distância. Tal proposta está em análise pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), ainda não tendo um consenso pois a diversidades de opiniões.
            Essa flexibilização do ensino a distância na educação básica pode ser oferecida para casos específicos, como:  por motivos de saúde, estejam no exterior, vivam em localidades de difícil acesso, na situação de privação de liberdade ou simplesmente por estarem matriculados no ensino fundamental anos finais e que estejam em situação de privatização das ofertas das disciplinas que o currículo escolar obriga. Essa opção também fica em aberto para o ensino médio. Essa pratica do ensino a distância caberá a regulamentação pelos Estados e Municípios para autorizar o funcionamento do mesmo, já nas escolas federais tal decreto permite que a instituição de ensino avalie o quadro de necessidade.
            No entanto existe problemas que para incorporar o ensino a distância e faze-lo eficaz, pois seria necessária a implantação de tecnologias modernas e nesse contexto o brasil precisa ter um grande avanço na qualidade de infraestrutura nas escolas, incluindo um acesso à internet de forma adequada.
            Com a implantação de EAD nas escolas terá uma grande perda de cultural entre os alunos e professores, pois terá uma grande diminuição do convívio entre os estudantes, tendo uma perca de trocas culturais que se faz necessário para o crescimento e amadurecimento de crianças e jovens do brasil, por der um pais rico culturalmente. Podendo utilizar como exemplos a universidade onde vem ocorrendo uma explosão deste tipo de ensino nos últimos anos, algo que não é necessariamente positivo,  temos dois lados da moeda: a facilidade de ofertar os cursos para alunos que possuem dificuldade de locomoção por morarem em regiões remotas, e também um nível de ensino com menos participação do aluno em atividades práticas se comparado ao presencial, sem contar as diversas possibilidades de socialização do conhecimento que é perdida ao estudar sozinho em frente a um computador. Dessa forma pode-se pensar a implantação em EAD no ensino básico um risco de formar indivíduos que posteriormente terão dificuldades em se adaptar ao mercado de trabalho e ensino superior, tento uma perda de socialização.
Atualmente tem-se diversas dificuldade apresentadas pelo na formação dos alunos, logo se havendo a implementação do ensino em EAD, a qualidade do ensino das escolas públicas poderá cair mais, pois o Brasil não tem nenhum preparo físico, dos professores e até mesmo das próprias famílias dos alunos para que haja acompanhamento adequado e efetiva para esses alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

EDUCAÇÃO: MEC libera que alunos do ensino fundamental tenham aulas à distância Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-05-26/ead.html. 1. 2017. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-05-26/ead.html>. Acesso em: 30 jun. 2018.
TENENTE, Luiza; FAJARDO, Vanessa. Educação : Medida em debate no CNE pode permitir que ensino médio tenha até 40% das aulas a distância. 1. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/medida-em-debate-no-cne-pode-permitir-que-ensino-medio-tenha-ate-40-das-aulas-a-distancia.ghtml>. Acesso em: 28 jun. 2018.






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