A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. QUAIS AS DIFICULDADES?
Beatriz Abreu Ramos
No dia 26 de maio de 2018 foi publicado uma
proposta que permite que os ensinos fundamentais e médios possam ser feitos 40%
da sua carga horaria a distância (EAD), e que o EJA (educação de jovens a
adultos) e a educação especial sejam realizadas em à distância. Tal proposta
está em análise pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), ainda não tendo um
consenso pois a diversidades de opiniões.
Essa flexibilização do ensino a
distância na educação básica pode ser oferecida para casos específicos, como: por motivos de saúde, estejam no exterior,
vivam em localidades de difícil acesso, na situação de privação de liberdade ou
simplesmente por estarem matriculados no ensino fundamental anos finais e que
estejam em situação de privatização das ofertas das disciplinas que o currículo
escolar obriga. Essa opção também fica em aberto para o ensino médio. Essa
pratica do ensino a distância caberá a regulamentação pelos Estados e
Municípios para autorizar o funcionamento do mesmo, já nas escolas federais tal
decreto permite que a instituição de ensino avalie o quadro de necessidade.
No entanto existe problemas que para
incorporar o ensino a distância e faze-lo eficaz, pois seria necessária a
implantação de tecnologias modernas e nesse contexto o brasil precisa ter um
grande avanço na qualidade de infraestrutura nas escolas, incluindo um acesso à
internet de forma adequada.
Com a implantação de EAD nas escolas
terá uma grande perda de cultural entre os alunos e professores, pois terá uma
grande diminuição do convívio entre os estudantes, tendo uma perca de trocas
culturais que se faz necessário para o crescimento e amadurecimento de crianças
e jovens do brasil, por der um pais rico culturalmente. Podendo utilizar como
exemplos a universidade onde vem ocorrendo uma explosão deste tipo de ensino
nos últimos anos, algo que não é necessariamente positivo, temos dois lados da moeda: a facilidade de
ofertar os cursos para alunos que possuem dificuldade de locomoção por morarem
em regiões remotas, e também um nível de ensino com menos participação do aluno
em atividades práticas se comparado ao presencial, sem contar as diversas
possibilidades de socialização do conhecimento que é perdida ao estudar sozinho
em frente a um computador. Dessa forma pode-se pensar a implantação em EAD no ensino
básico um risco de formar indivíduos que posteriormente terão dificuldades em
se adaptar ao mercado de trabalho e ensino superior, tento uma perda de
socialização.
Atualmente
tem-se diversas dificuldade apresentadas pelo na formação dos alunos, logo se
havendo a implementação do ensino em EAD, a qualidade do ensino das escolas
públicas poderá cair mais, pois o Brasil não tem nenhum preparo físico, dos
professores e até mesmo das próprias famílias dos alunos para que haja
acompanhamento adequado e efetiva para esses alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
EDUCAÇÃO:
MEC libera que alunos do ensino fundamental tenham aulas à distância Fonte:
Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-05-26/ead.html.
1. 2017. Disponível em:
<http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-05-26/ead.html>. Acesso em:
30 jun. 2018.
TENENTE,
Luiza; FAJARDO, Vanessa. Educação :
Medida em debate no CNE pode permitir que ensino médio tenha até 40% das aulas
a distância. 1. 2018. Disponível em:
<https://g1.globo.com/educacao/noticia/medida-em-debate-no-cne-pode-permitir-que-ensino-medio-tenha-ate-40-das-aulas-a-distancia.ghtml>.
Acesso em: 28 jun. 2018.
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