CRIMINALIZAÇÃO E REPRESSÃO DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS
Juliana Alves da Silva
O Movimento Estudantil (ME) representa uma grande força dentro dos movimentos sociais no Brasil e no mundo. Trata-se de um espaço onde os estudantes dos mais diversos setores conseguem reunir e alcançar propostas de melhorias tanto dentro quanto fora dos espaços de sala de aula. O amadurecimento gerado pela militância no movimento estudantil reflete também na política, como é o caso da presidenciável pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Manuela D’Ávila e a atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleise Hoffmann, ambas iniciaram a caminhada na política dentro do movimento estudantil.
A organização estudantil se faz em muitos espaços no Brasil e na América Latina, fortalecendo campanhas por verba e garantias de acesso e permanência nos ambientes escolares. Com início no Brasil logo nos primeiros anos do século XX, o Movimento Estudantil foi de extrema importância em períodos políticos conturbados como o Golpe de 1930 e a Ditadura Civil-Militar, demandando espaços organizativos e posicionamentos cada vez mais intensos.
Todas essas características do Movimento Estudantil também gerou “inimizades” entre aqueles que detém o poder. Um exemplo disso foram as grandes repressões contra a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade representativa estudantil existente até os dias atuais, a partir de 1968, por parte dos ditadores. Endossando campanhas políticas como a Reforma Universitária, a UNE foi perseguida, sua sede vandalizada e tornada ilegal como punição pelo enfrentamento às pautas do regime da época.
Cada vez mais a organização estudantil vem se tornando perigosa para propostas conservadoras e planos de austeridade, pois sempre haverá uma resposta vinda do Movimento Estudantil. Nos últimos anos a repressão aos estudantes que se manifestaram contra a aprovação da Emenda Constitucional nº55 mostra o nível de medo que a mobilização causa nas autoridades e na grande elite
política deste país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário