INTERDISCIPLINARIDADE, INTERAÇÃO E INVESTIMENTO
João Paulo de Souza Brito
A
Interdisciplinaridade dentro do ensino brasileiro apresenta-se de maneira
mitificada, pois d’esfacela o real estado da educação brasileira. Uma
integração maior entre as disciplinas que abrangem ao mesmo assunto, é de
grande ajuda porque além de auxiliar no ensino e na aprendizagem, pode trazer
mais interesse por parte do aluno. Entretanto, ao mesmo tempo em que as redes
de ensino possuem a liberdade para fazê-lo não possuem os subsídios tanto
materiais quanto de capacitação teórica e prática.
Como
em outras diversas ocasiões correlacionadas a educação, essa interdisciplinaridade
atualmente acontece muito baseada em professores com bom senso, e que na escola
certa, com a gestão correta conseguem integrar suas disciplinas. Pessoalmente
eu fui agraciado com esse conjunto atributos e pude participar de algumas
atividades que integravam disciplinas, como em um trabalho onde foi pedida a
leitura do “Manifesto do Partido Comunista”
(Marx, 1998), e sendo cobradas uma resenha, para a disciplina de Português, e
uma prova contendo as questões relacionadas ao texto e ao contexto estudado em
sala das disciplinas de filosofia, sociologia, história e geografia. Nesse
caso, penso que todos se esforçaram pela importância da avaliação e ao fim,
conseguiram construir um pensamento muito mais integrado sobre o que foi
estudado. Um bom exemplo do que tem sido feito atualmente.
Contudo,
penso que para que haja uma interdisciplinaridade, deve haver um padrão, não
para agir como regulador dessa integração, mas soando como um conjunto de
sugestões de diretrizes, como atividades a serem seguidas pelas mesmas
disciplinas, obras a serem trabalhadas em conjunto, conteúdos programáticos que
interagem, provas contendo questões de disciplinas diferentes com os mesmos
textos bases, enfim, algo que norteie aos professores e também aos gestores,
como seguir ensinando e integrando suas matérias. Para tanto, uma interação
maior também entre as escolas e as redes de ensino, visando compartilhar projetos
e atividades inovadoras, ampliando os ganhos, difundindo boas ações.
Ao
tratar da interdisciplinaridade, penso de outros problemas dentro da escola vem
a mente outros problemas, e que neste caso, me chamam muita atenção tanto a
falta de capacitação dos profissionais da área, quanto no sucateamento das
instalações e ferramentas da educação. Talvez o principal debate, antes de se
falar de interdisciplinaridade nas escolas, seja debater como estão as nossas
escolas e como estão nossos professores. Há tempos que nossos profissionais
que, mesmo mal remunerados, desmotivados e sem condições de inovar, vem fazendo
milagre, e para o implemento da interdisciplinaridade de maneira satisfatória a
valorização dos profissionais e as melhorias das estruturas são essenciais,
dando o que lhes são necessários para se desenvolverem e desenvolverem a
educação.
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