quinta-feira, 30 de maio de 2019




     EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO
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                                                                                                           Camila da Paz Reis

       O neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado). Sendo assim, no neoliberalismo, o direito à recursos básicos de sobrevivência humana ficam a mercê do valor aquisitivo que cada indivíduo possui, ou de uma assistência social minimamente controlada pelo estado, ou seja, interferindo na gratuidade da educação, por exemplo. O neoliberalismo nos traz consequências catastróficas, pois só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais,  as sociedades sofrem diretamente retrocessos sócias como o desemprego, baixos salários, aumento das desigualdade, crises políticas e dependência do capital internacional. O mesmo também tem a capacidade de nos influenciar e definir normas de vida nas sociedades, gerando e impondo uma lógica normativa e uma norma empresarial nas relações sociais, isto é, disciplina os corpos, remodelando as subjetividades, tornando o ser humano mais competitivo e adepto a disputa econômica um entre os outros. 
      Podemos notar a influencia da racionalidade neoliberal cada vez mais cedo na vida humana, hoje podemos ver escolas aderindo a um estilo de ensino onde a metodologia é ensinar desde cedo crianças a serem aptas ao mercado de trabalho, trabalhando competências para o trabalho, induzindo crianças a uma disciplina empresarial, onde assim possam ser adultos bem-sucedidos. 
       O interesse do mercado passa a ser a peça fundamental no neoliberalismo, na educação não seria diferente. Na direção em que o livre mercado estiver olhando a educação também estará, pois ela acaba por se tornar mais uma espécie de "mercadoria", dada a quantidade de pessoas associadas e do dinheiro que circula. Sendo assim, o pensamento crítico passa a ser objeto de segunda instância e o estudo passa a ser voltado apenas para o mercado de trabalho. Hoje podemos notar que a base do ensino médio em escolas privadas encontra-se em rankings onde se é vendido uma educação baseada em "sucesso" no vestibular. Nas escolas Matérias como Filosofia, Sociologia e Artes passam a ter uma prioridade menor, se comparando a Ciências e Matemática, por exemplo.
    Atualmente (maio de 2018) o programa governamental de Michel Temer tem por base o neoliberalismo. Podemos ver com exatidão após as reformas feitas em 2017/2018. A reforma do ensino médio, que prioriza resultados rápidos mas não encoraja o pensamento críticos dos alunos é um exemplo.



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