quinta-feira, 30 de maio de 2019

A RACIONALIDADE NEOLIBERAL 

MOLDANDO A EDUCAÇÃO 

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                                                                                   Victória Smith

O papel desempenhado pelo neoliberalismo no ambiente escolar faz com que a resolução de um problema estrutural não seja levado em consideração enquanto um fator problemático da sociedade brasileira. Tendo em vista que as circunstâncias pelas quais são moldados os aparatos sociais e políticos do ambiente escolar, é necessário que sejam feitas as avaliações necessárias na busca pela reparação história que o ensino brasileiro necessita para que atinja níveis de igualdade, tanto em termos de ensino básico e fundamental como também no ensino superior. Uma vez que o pensamento crítico é necessário para a transformação da sociedade, o neoliberalismo a partir da reforma curricular, tira do estudante a capacidade de desenvolver no ambiente escolar o pensamento crítico que será pautado por matérias da sociologia e da filosofia. O pensamento crítico e a formação social são antes de tudo, o que fomenta a auto emancipação do cidadão, para que a partir disso, ele possa se construir enquanto agente transformador da realidade no qual está inserido.
Ao serem instaladas bases ditas ‘’igualitárias’’ o neoliberalismo não considera as problemáticas e questões estruturais que são atribuídas a fatores históricos cujo fomento é a desigualdade desde o Brasil colônia. A educação, por sua vez, também é aquela que reflete as desigualdades e injustiças nas quais brasileiros separados por raça e classe não obtêm as oportunidades necessárias para a ascensão social. Visto que a privatização, que é moldada pelo sucateamento desenvolvido propositalmente, não repara ou corrige as necessidades básicas daqueles que não são privilegiados em meio a ambientes elitistas acadêmicos. A privatização busca apenas o ensino técnico, que visa produção em massa e formação de profissionais que não estão cientes da situação proletária que se encontram: o objetivo do projeto neoliberal é justamente criar mais funcionários que não estejam cientes de suas próprias circunstâncias para que assim possam continuar produzindo como máquinas.
É crucial que o pensamento crítico seja parte da educação de estudantes brasileiros, do ensino básico ao ensino superior, para que ele desempenhe o papel fundamental da transformação a partir do conhecimento de sua própria realidade e história. Portanto, para que isso aconteça, são necessários a manutenção e o estímulo ao ensino de história, sociologia e filosofia, pois essas disciplinas desempenham papel cordial na fomentação do pensamento crítico transformador da sociedade. 


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