A RACIONALIDADE NEOLIBERAL
MOLDANDO A EDUCAÇÃO
Victória Smith
O papel desempenhado pelo
neoliberalismo no ambiente escolar faz com que a resolução de um problema
estrutural não seja levado em consideração enquanto um fator problemático da
sociedade brasileira. Tendo em vista que as circunstâncias pelas quais são moldados
os aparatos sociais e políticos do ambiente escolar, é necessário que sejam
feitas as avaliações necessárias na busca pela reparação história que o ensino
brasileiro necessita para que atinja níveis de igualdade, tanto em termos de
ensino básico e fundamental como também no ensino superior. Uma vez que o
pensamento crítico é necessário para a transformação da sociedade, o
neoliberalismo a partir da reforma curricular, tira do estudante a capacidade
de desenvolver no ambiente escolar o pensamento crítico que será pautado por
matérias da sociologia e da filosofia. O pensamento crítico e a formação social
são antes de tudo, o que fomenta a auto emancipação do cidadão, para que a
partir disso, ele possa se construir enquanto agente transformador da realidade
no qual está inserido.
Ao serem instaladas bases
ditas ‘’igualitárias’’ o neoliberalismo não considera as problemáticas e
questões estruturais que são atribuídas a fatores históricos cujo fomento é a
desigualdade desde o Brasil colônia. A educação, por sua vez, também é aquela
que reflete as desigualdades e injustiças nas quais brasileiros separados por
raça e classe não obtêm as oportunidades necessárias para a ascensão social.
Visto que a privatização, que é moldada pelo sucateamento desenvolvido propositalmente,
não repara ou corrige as necessidades básicas daqueles que não são
privilegiados em meio a ambientes elitistas acadêmicos. A privatização busca
apenas o ensino técnico, que visa produção em massa e formação de profissionais
que não estão cientes da situação proletária que se encontram: o objetivo do
projeto neoliberal é justamente criar mais funcionários que não estejam cientes
de suas próprias circunstâncias para que assim possam continuar produzindo como
máquinas.
É crucial que o pensamento crítico
seja parte da educação de estudantes brasileiros, do ensino básico ao ensino
superior, para que ele desempenhe o papel fundamental da transformação a partir
do conhecimento de sua própria realidade e história. Portanto, para que isso
aconteça, são necessários a manutenção e o estímulo ao ensino de história,
sociologia e filosofia, pois essas disciplinas desempenham papel cordial na
fomentação do pensamento crítico transformador da sociedade.
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