quarta-feira, 29 de maio de 2019


EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O OLHAR
 DO
 PROFESSOR SOBRE A 
    CRIANÇA 



Resultado de imagem para CRIANÇA PEDAGOGIA

                                                   Thâmara de Carvalho

Educação Inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Mas eis a dúvida, o professor está preparado para receber essas crianças? Pois o objetivo de crianças com necessidades especiais, ir para uma escola de educação inclusiva é elas serem incluídas no meio social e as diferenças serem valorizadas.
Em alguns cursos da área de educação, a disciplina de “ Educação especial inclusiva ” tem se tornado obrigatória. O que não é ruim, um professor vive em constante aprendizado e é muito raro ele assumir uma sala de aula onde ele não tem um aluno que seja especial. Mas para isso, o professor tem que ter pelo menos uma noção de como trabalhar com aquela criança, ele precisa ter um olhado diferenciado para identificar o que aquela criança precisa.
Infelizmente, a maioria dos professores não estão capacitados para trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais. Falar da educação inclusiva é muito bonito nas teorias mais na pratica, não é bem assim. Os professores hoje em dia precisam ir atrás dessa formação, não precisa nem ser uma especialização mais é fundamental eles terem noção de como trabalhar com aquelas crianças que precisam mais deles, que requer uma atenção a mais.
O governo deveria investir mais na formação do professor, na infraestrutura das escolas, nos materiais didáticos para a elaboração de brinquedos pedagógicos e aulas lúdicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...