EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O OLHAR
DO
PROFESSOR SOBRE A
CRIANÇA
Thâmara de Carvalho
Educação
Inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de
preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Mas eis a dúvida, o
professor está preparado para receber essas crianças? Pois o objetivo de
crianças com necessidades especiais, ir para uma escola de educação inclusiva é
elas serem incluídas no meio social e as diferenças serem valorizadas.
Em
alguns cursos da área de educação, a disciplina de “ Educação especial
inclusiva ” tem se tornado obrigatória. O que não é ruim, um professor vive em
constante aprendizado e é muito raro ele assumir uma sala de aula onde ele não
tem um aluno que seja especial. Mas para isso, o professor tem que ter pelo
menos uma noção de como trabalhar com aquela criança, ele precisa ter um olhado
diferenciado para identificar o que aquela criança precisa.
Infelizmente,
a maioria dos professores não estão capacitados para trabalhar com crianças
portadoras de necessidades especiais. Falar da educação inclusiva é muito
bonito nas teorias mais na pratica, não é bem assim. Os professores hoje em dia
precisam ir atrás dessa formação, não precisa nem ser uma especialização mais é
fundamental eles terem noção de como trabalhar com aquelas crianças que
precisam mais deles, que requer uma atenção a mais.
O
governo deveria investir mais na formação do professor, na infraestrutura das
escolas, nos materiais didáticos para a elaboração de brinquedos pedagógicos e
aulas lúdicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário