QUAIS AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E COMO EVITÁ-LA.
João Victor Gomes Maciel
Um
dos grandes desafios da educação brasileira, sem duvida nenhuma é a evasão
escolar com números expressivos em todos os níveis, com o ensino médio tendo os
maiores números. Oque é prejudicial a juventude brasileira, já que o ensino
médio, é a base para o ingresso ao ensino superior. Devido a essa problemática,
o ensino médio será o foco dessa analise, que virá com propostas para reduzir a
evasão do ensino médio.
No último ano o Ministério da Educação (MEC)
soltou uma pesquisa afirmando que as duas maiores taxas de evasão, são na
primeira e na segunda serie do ensino médio, com 12,7% no primeiro ano e 12,1%
no segundo ano, já no terceiro ano do ensino médio o numero de evasão é de
6,7%. No total contabilizando 11% de evasão durante o ensino médio, porcentagens
não muito altas a uma primeira vista, mas quando nos vemos que a primeira meta
do Plano Nacional de Educação (PNE) já falhou, a meta era de que até 2016 100%
dos jovens de 15 a 17 anos deveriam estar na escola, e até 2024 85% dos jovens
de 15 a 17 anos deveria estar no ensino médio.
O problema é de fácil percepção, mas
porque o problema existe? Oque causa esses problemas, por que os adolescentes
estão evadindo das escolas? As escolas com maiores números de evasões são nas
escolas de áreas rurais, esse fato já nós mostra oque acontece com a maioria dos
alunos evadidos, já que um dos maiores fatores de evasão é a necessidade de se
integrar mais rapidamente no mercado de trabalho, para pode ajudar nas despesas
de casa. Outro fator que influencia diretamente no índice de evasão, é a falta
de interesse no curso e de perspectiva de contribuição de conclusão do ensino
médio, o jovem muitas vezes tenta concluir somente para poder colocar no
currículo, e facilitar sua entrada no mercado de trabalho, acaba que o jovem
que não vê muita perspectiva e já está desanimado, acaba perdendo totalmente o
interesse em concluir o ensino médio, e abandona o mesmo ou então migra para o
programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Logo surge a duvida, como solucionar
esses problemas? A evasão em área rural talvez seja muito difícil, pois os pais
na maioria dos casos trabalham na fazenda e tudo isso envolve prazos, no campo
existe a época do plantio, a época da colheita, tudo isso já influência no
aprendizado do aluno, o governo já deve pensar em planos, para os alunos não
serem penalizados por terem de ajudar suas famílias nessas épocas, já para
alunos que vivem em uma situação de vulnerabilidade socioeconômica, o governo
deve proporcionar politicas de assistencialismo, como por exemplo, a compra de
produtos da agricultura familiar, firmando um convênio com essas famílias e
fazendo assim que seus filhos continuem na escola.
Para o segundo problema, o governo deve
desde o inicio da vida escolar do jovem incentiva-lo a prestar o ensino
superior, para que ele veja o ensino médio como uma etapa antes do ensino
superior, não como uma etapa final para tentar a sorte no mercado de trabalho.
Além de reformar o currículo do ensino médio para torna-lo mais interessante
pro jovem, até mesmo para o jovem que pensa em concluir o ensino médio para o
mercado de trabalho, isso aconteceria com a educação que técnica, talvez um dos
poucos pontos positivos da reforma do ensino médio, mas ainda reitero o jovem
hoje em dia deve ser orientado para o ensino superior, já que a maior parte dos
jovens que evadem das escolas são jovens pobres de escola publica, deixando
assim de ocupar o espaço na universidade.
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