sexta-feira, 31 de maio de 2019

QUAIS AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E COMO EVITÁ-LA.

Resultado de imagem para EVASÃO ESCOLAR
                                                                             João Victor Gomes Maciel 

      Um dos grandes desafios da educação brasileira, sem duvida nenhuma é a evasão escolar com números expressivos em todos os níveis, com o ensino médio tendo os maiores números. Oque é prejudicial a juventude brasileira, já que o ensino médio, é a base para o ingresso ao ensino superior. Devido a essa problemática, o ensino médio será o foco dessa analise, que virá com propostas para reduzir a evasão do ensino médio.
      No último ano o Ministério da Educação (MEC) soltou uma pesquisa afirmando que as duas maiores taxas de evasão, são na primeira e na segunda serie do ensino médio, com 12,7% no primeiro ano e 12,1% no segundo ano, já no terceiro ano do ensino médio o numero de evasão é de 6,7%. No total contabilizando 11% de evasão durante o ensino médio, porcentagens não muito altas a uma primeira vista, mas quando nos vemos que a primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) já falhou, a meta era de que até 2016 100% dos jovens de 15 a 17 anos deveriam estar na escola, e até 2024 85% dos jovens de 15 a 17 anos deveria estar no ensino médio.
       O problema é de fácil percepção, mas porque o problema existe? Oque causa esses problemas, por que os adolescentes estão evadindo das escolas? As escolas com maiores números de evasões são nas escolas de áreas rurais, esse fato já nós mostra oque acontece com a maioria dos alunos evadidos, já que um dos maiores fatores de evasão é a necessidade de se integrar mais rapidamente no mercado de trabalho, para pode ajudar nas despesas de casa. Outro fator que influencia diretamente no índice de evasão, é a falta de interesse no curso e de perspectiva de contribuição de conclusão do ensino médio, o jovem muitas vezes tenta concluir somente para poder colocar no currículo, e facilitar sua entrada no mercado de trabalho, acaba que o jovem que não vê muita perspectiva e já está desanimado, acaba perdendo totalmente o interesse em concluir o ensino médio, e abandona o mesmo ou então migra para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
      Logo surge a duvida, como solucionar esses problemas? A evasão em área rural talvez seja muito difícil, pois os pais na maioria dos casos trabalham na fazenda e tudo isso envolve prazos, no campo existe a época do plantio, a época da colheita, tudo isso já influência no aprendizado do aluno, o governo já deve pensar em planos, para os alunos não serem penalizados por terem de ajudar suas famílias nessas épocas, já para alunos que vivem em uma situação de vulnerabilidade socioeconômica, o governo deve proporcionar politicas de assistencialismo, como por exemplo, a compra de produtos da agricultura familiar, firmando um convênio com essas famílias e fazendo assim que seus filhos continuem na escola.
   Para o segundo problema, o governo deve desde o inicio da vida escolar do jovem incentiva-lo a prestar o ensino superior, para que ele veja o ensino médio como uma etapa antes do ensino superior, não como uma etapa final para tentar a sorte no mercado de trabalho. Além de reformar o currículo do ensino médio para torna-lo mais interessante pro jovem, até mesmo para o jovem que pensa em concluir o ensino médio para o mercado de trabalho, isso aconteceria com a educação que técnica, talvez um dos poucos pontos positivos da reforma do ensino médio, mas ainda reitero o jovem hoje em dia deve ser orientado para o ensino superior, já que a maior parte dos jovens que evadem das escolas são jovens pobres de escola publica, deixando assim de ocupar o espaço na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...