quarta-feira, 29 de maio de 2019


   SAÚDE MENTAL: AUXÍLIO PSICOLÓGICO

Resultado de imagem para saude mental

                                                                                                      GIOVANNA SALES VIEIRA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental está ligada com o nosso psicológico. Alguns problemas que afetam a saúde mental são: ansiedade, mal-estar psicológico, estresse, depressão, dependência de álcool e drogas, perturbações psicóticas como esquizofrenia, atraso mental, demência entre outros.
Ao longo dessa jornada da vida qualquer pessoa pode sofrer de qualquer um desses empecilhos citados acima. Em alguns casos ele se agrava de uma forma muito grave e é necessário procurar algum auxílio psicológico, como um psicólogo ou um psiquiatra. Mas quando é preciso recorrer a esses profissionais? Quando você estiver sentindo uma grande mudança na sua vida e o quanto você sofre emocionalmente por isso. Ao procurar um psicólogo por exemplo ele te direcionará e em alguns casos ele solicita que faça uma visita semanal para que se ajeite da melhor maneira possível.  
Para quem quer buscar auxílio sem muito custo existem alguns lugares que atendem com um preço acessível e em alguns lugares gratuitamente, basta procurar um na sua região. Existem atitudes que podem ser feitas por familiares e amigos que fazem toda a diferença na vida de quem passa por problemas de saúde mental, como por exemplo: dando apoio, reabilitando, integrando, fazendo com que não se sinta só entre outras. Para quem quer procurar ajuda psicológica, mas não sabe como funciona, precisa entender que é um procedimento que permite que haja um crescimento psicológico individual e nas sessões são trabalhados o autoconhecimento, a recuperação da autonomia, a ampliação e melhora dos relacionamentos que já existem e que possam surgir novos, melhora na autoconfiança e um dos pontos mais importantes é a construção de alternativas para avaliar algumas atitudes e ponto de vista.
No caso das pessoas que possuem doenças mentais, é necessário entender o que se passa na cabeça dela. Para entender tem que haver a quebra de alguns mitos, como algo que não tem cura, as doenças são algo imaginário e que elas não possuem inteligência ou são perigosas. Esses pensamentos acabam causando a exclusão dessas pessoas o que pode acabar gerando depressão e solidão e isso acaba piorando a saúde mental deles. 
Para reduzir os sintomas pode ser feito através de tratamentos e em alguns casos o uso de remédio pode ser necessário.

  Para manter uma boa saúde mental:
·           Não se isole
·           Reforce laços familiares e de amizade
·           Diversifique os seus interesses
·           Mantenha- se intelectual e fisicamente ativo
·           Consulte o seu médico ao perceber sinais ou sintomas de perturbação emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...