quarta-feira, 29 de maio de 2019


A MERITOCRACIA COMO FORMA DE 

SEGREGAÇÃO


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Antes de começar a expor os pontos de vista que nortearam como é o funcionamento da meritocracia. Segundo o dicionário Aurélio a definição dada é  Forma de liderança que se baseia no mérito, nas capacidades e nas realizações alcançadas, em detrimento da posição social. ” (Dicionário Aurélio) basicamente então significa recompensar as pessoas de acordo com o seu esforço e desempenho, ou seja, que você se esforçando muito chega ao seu objetivo; e os que não se esforçam, não correm atrás, não serão recompensados. Mas já é sabido que não é bem assim que esse conceito funciona na prática, há muitos fatores por trás dessa ideia que fazem com que não seja um merecimento dos seus esforços.
Na fala da advogada Raquel Preto durante a apresentação na TEDx São Paulo ela diz que a meritocracia só existe se o ponto de partida for igual para todos. E por meio de sua fala que eu embaso o meu argumento que o ato da meritocracia tem contribuído para o aumento da segregação, aproveitando que foi conceituado a palavra que norteia nossa discussão, aproveito e exponho também o conceito da palavra Segregação “Lançar para fora, separar-se de um todo pôr –se de parte” (Dicionário Aurélio). Se as condições de acesso não são fornecidas de modo igualitário para todos a meritocracia exerce esse papel de lançar fora, de pôr se de parte.
A nível educacional esse conceito significa que a vaga de um aluno que deseja ingressar ao nível superior é garantida pelos seus esforços, apenas por eles, e o aluno que não consegue foi porque não se empenhou de maneira satisfatória, não é apenas uma questão de ser uma pessoa determinada; anteriormente foi mencionado que a muito fatores por trás desse discurso. Um fator que contribui é a classe social a qual ele pertence, se vem de uma família que teve acesso à educação, depende de qual tipo de escola teve acesso, é muito complicado e desumano querer exigir de um jovem o mesmo desempenho que outro jovem que sempre estudou em escolas particulares, que lhe foi incentivado os estudos e principalmente o acesso ao nível superior, que teve aceso desde muito novo a aquisição de um segundo idioma.
Visando reparar essa problemática que é permeada ao longo dos anos , o uso das ações afirmativas como a oferta das cotas para negros , indígenas e alunos de escola pública , segundo o historiador Sidney Chalhoub é a busca de equilibrar essa disputa , e quando há essa reserva de vagas a disputa é igualitária dentro desse grupo, aproveitando mais uma vez de sua fala : “Que a meritocracia universal fora das condições sociais e histórica, que marcam a sociedade Brasileira serve a reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade”(Entrevista ao jornal online Unicamp 7 de junho 2017)
Portanto para finalizar essa exposição de pensamentos o uso da meritocracia por si só sem levar em consideração os fatores históricos e sócias, continuaram sendo uma forma de continuar permeado as desigualdades sociais e sendo uma forma continua de que a pequena parcela da sociedade que detém o dinheiro continue, no seu status, e que a população de baixa renda continuará sendo formada para a produção de mão de obra barata.

Bibliografia:

ChalhoubA meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz Sidney Chalhoub – 7 de junho de 2017- 13:38 Jornal da Unicamp-edição web.

Preto Raquel- Vamos falar sobre meritocracia e respeito? TDEx São Paulo 7 de fevereiro de 2017.    ( vídeo no canal Youtube)

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