A MERITOCRACIA COMO FORMA DE
SEGREGAÇÃO
Antes
de começar a expor os pontos de vista que nortearam como é o funcionamento da
meritocracia. Segundo o dicionário Aurélio a definição dada é “ Forma de
liderança que se baseia no mérito, nas capacidades e nas realizações
alcançadas, em detrimento da posição social. ”
(Dicionário Aurélio) basicamente então significa recompensar
as pessoas de acordo com o seu esforço e desempenho, ou seja, que você se
esforçando muito chega ao seu objetivo; e os que não se esforçam, não correm
atrás, não serão recompensados. Mas já é sabido que não é bem assim que esse
conceito funciona na prática, há muitos fatores por trás dessa ideia que fazem
com que não seja um merecimento dos seus esforços.
Na
fala da advogada Raquel Preto durante a apresentação na TEDx São Paulo ela diz
que a meritocracia só existe se o ponto de partida for igual para todos. E por
meio de sua fala que eu embaso o meu argumento que o ato da meritocracia tem
contribuído para o aumento da segregação, aproveitando que foi conceituado a
palavra que norteia nossa discussão, aproveito e exponho também o conceito da
palavra Segregação “Lançar para fora, separar-se de um
todo pôr –se de parte” (Dicionário Aurélio). Se as condições
de acesso não são fornecidas de modo igualitário para todos a meritocracia
exerce esse papel de lançar fora, de pôr se de parte.
A
nível educacional esse conceito significa que a vaga de um aluno que deseja
ingressar ao nível superior é garantida pelos seus esforços, apenas por eles, e
o aluno que não consegue foi porque não se empenhou de maneira satisfatória,
não é apenas uma questão de ser uma pessoa determinada; anteriormente foi
mencionado que a muito fatores por trás desse discurso. Um fator que contribui
é a classe social a qual ele pertence, se vem de uma família que teve acesso à educação,
depende de qual tipo de escola teve acesso, é muito complicado e desumano querer
exigir de um jovem o mesmo desempenho que outro jovem que sempre estudou em
escolas particulares, que lhe foi incentivado os estudos e principalmente o acesso
ao nível superior, que teve aceso desde muito novo a aquisição de um segundo
idioma.
Visando
reparar essa problemática que é permeada ao longo dos anos , o uso das ações
afirmativas como a oferta das cotas para negros , indígenas e alunos de escola
pública , segundo o historiador Sidney Chalhoub é a busca de equilibrar essa
disputa , e quando há essa reserva de vagas a disputa é igualitária dentro
desse grupo, aproveitando mais uma vez de sua fala : “Que
a meritocracia universal fora das condições sociais e histórica, que marcam a
sociedade Brasileira serve a reprodução eterna das desigualdades sociais e
raciais que caracterizam a nossa sociedade”(Entrevista ao jornal online Unicamp
7 de junho 2017)
Portanto
para finalizar essa exposição de pensamentos o uso da meritocracia por si só
sem levar em consideração os fatores históricos e sócias, continuaram sendo uma
forma de continuar permeado as desigualdades sociais e sendo uma forma continua
de que a pequena parcela da sociedade que detém o dinheiro continue, no seu
status, e que a população de baixa renda continuará sendo formada para a
produção de mão de obra barata.
Bibliografia:
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