O
TEMPO DA CRIANÇA NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM
Iriane
Marques Fernandes
A
escola permanece como um local de socialização eque vincula o cidadão ao
mercado de trabalho e que suas práticas possuem formas disciplinadas através do
tempo. Nas escolas, o tempo de aprendizagem é pouco, os professores estão sempre
correndo contra o tempo para conseguir chegar a sua meta de terminar o material
didático. O professor deve ter um planejamento de aula para envolver a criança
proporcionando uma aprendizagem boa e eficiente. As crianças ao frequentarem a
instituição de ensino aprendem a se relacionar além de adquirir conhecimento
cientifico, existe o tempo da criança, toda criança possui um tempo determinado
para aprender.
No texto de Carlos Rodrigues Brandão
especificamente, ele ressalta o que seria uma educação, ou seja, ele direciona
que a aprendizagem não acontece somente nas escolas, mas em todo lugar se
adquire conhecimento.
“Por toda
parte pode haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a
outra.” (Brandão, Carlos 2005. P.13).
A partir desse contexto pode-se dizer que a
educação faz parte de fragmentos de varias experiências contidas ao longo do
tempo. Nas escolas os estudantes aprendem a socializar-se e a ter disciplina. Tem
hora para entrar na escola, hora para brincar, para lanchar, para estudar e ir
para casa, ou seja, tem hora para tudo. Quando a criança brinca ela aprende,
quando conversa ela troca de conhecimento e assim as mudanças de mentalidades
geram a transformação do ser, na escola a criança aprende o conhecimento
cientifico, sem estar dentro da instituição de ensino ela aprende o senso
comum.
A
instituição escolar permanece como um espaço de socialização onde vincula o
cidadão ao estado e as necessidades do capitalismo. O tempo na educação é de
suma importância devido a cada pessoa ter seu tempo de aprendizagem, de
entendimento e já na história foi e é importante devido a trazer fatores que
inclinam para um progresso relevante de conhecimentos sobre o passado, presente
e o futuro.
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