quinta-feira, 30 de maio de 2019


O TEMPO DA CRIANÇA NO PROCESSO 

DE APRENDIZAGEM

Resultado de imagem para crianças negras  pintando

                                                                 Iriane Marques Fernandes
 

A escola permanece como um local de socialização eque vincula o cidadão ao mercado de trabalho e que suas práticas possuem formas disciplinadas através do tempo. Nas escolas, o tempo de aprendizagem é pouco, os professores estão sempre correndo contra o tempo para conseguir chegar a sua meta de terminar o material didático. O professor deve ter um planejamento de aula para envolver a criança proporcionando uma aprendizagem boa e eficiente. As crianças ao frequentarem a instituição de ensino aprendem a se relacionar além de adquirir conhecimento cientifico, existe o tempo da criança, toda criança possui um tempo determinado para aprender.
No texto de Carlos Rodrigues Brandão especificamente, ele ressalta o que seria uma educação, ou seja, ele direciona que a aprendizagem não acontece somente nas escolas, mas em todo lugar se adquire conhecimento.

 “Por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de    transferência de saber de uma geração a outra.” (Brandão, Carlos 2005. P.13).

A partir desse contexto pode-se dizer que a educação faz parte de fragmentos de varias experiências contidas ao longo do tempo. Nas escolas os estudantes aprendem a socializar-se e a ter disciplina. Tem hora para entrar na escola, hora para brincar, para lanchar, para estudar e ir para casa, ou seja, tem hora para tudo. Quando a criança brinca ela aprende, quando conversa ela troca de conhecimento e assim as mudanças de mentalidades geram a transformação do ser, na escola a criança aprende o conhecimento cientifico, sem estar dentro da instituição de ensino ela aprende o senso comum.
 A instituição escolar permanece como um espaço de socialização onde vincula o cidadão ao estado e as necessidades do capitalismo. O tempo na educação é de suma importância devido a cada pessoa ter seu tempo de aprendizagem, de entendimento e já na história foi e é importante devido a trazer fatores que inclinam para um progresso relevante de conhecimentos sobre o passado, presente e o futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...