sexta-feira, 31 de maio de 2019

INTERDISCIPLINARIDADE E O SEU DISTANCIAMENTO DA REALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO 

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Felipe Albuquerque Marinho 

As diversas áreas do conhecimento científico e consequentemente acadêmico possuem as mais diversas conexões e interações entre si, o conhecimento atua nessa adição, cooperação e assimilação de algo que pertença a mais do que um campo de atuação, não atuam completamente isoladas em ilhas do saber, isto é um fato consolidado e não há muito a respeito disso a se questionar. Mas essas conexões e interações estão se utilizando de metodologias claras e efetivas no nosso campo de ensino aprendizagem? Será que não estão sendo negligenciados os métodos dessas conexões apenas para criar-se uma imagem positiva a avaliações externas e internas ?
É de notório saber que a especialização dos campos de atuação cientifica advinda do positivismo gerou cisões e divisões mais claras e manifestas das mais diversas áreas de conhecimento tais como: Química, Biologia, Geografia, Sociologia, entre outras. Quando analisamos a História os grandes pensadores clássicos eram dominantemente multidisciplinares pois o que se tinha de ciência em suas épocas determinava que os mesmos possuem conhecimento sobre vastas áreas em contraposto com os maiores cientistas da atualidade os quais tendem a serem gênios em campos específicos. Especialização foi nos útil para diversos progressos em larga escala mas também é claro que tal se refletiria na ensino aprendizagem futuramente
Com a unificação da base curricular e até mesmo com as demandas dos alunos modernos com o seu acesso rápido e continuo a informação ao redor do globo sobre os mais diversos temas, cada vez mais os professores são exigidos a demonstrar o reflexo de seus conteúdos e objetos de estudo na realidade, e como determinados objetos se conectam com as outras disciplinas que os mesmo estudam. Até este ponto não necessariamente isto é um problema e sim uma diferença cultural entre gerações, mas e quando essas exigências dos alunos são advindas de suas preocupações com a preparação para avaliações externas tais como o Enem, PAS e vestibulares nos quais o conhecimento dos diversos campos é de crucial importância, a capacidade de entender esses caráteres que transbordam as noções é necessária de ser desenvolta e não é algo de simples obtenção.
Seja pela linguagem aplicada, metodologia, ideologia ou outros fatores diversos, os alunos cada vez mais sentem dificuldade em se situar e compreender as contradições dos conteúdos ou afirmações entre diferentes disciplinas, ou com as tentativas descabidas e exageradas de conexão entre diferentes campos que efetivamente não existem necessidade ou viabilidade de conexão, certas práticas são únicas a determinadas ciências e não há problema nisto, ao não se respeitar as peculiaridades e tentar uma unificação são criados novos problemas, os “efeitos colaterais de um remédio” não podem ser mais danosos que uma doença, ao tentar se adaptar a todo custo a modernidade as soluções podem cair completamente neste tipo de situação.
Se adaptar as novas exigências e necessidades é um dos pontos cruciais para que a Instituição Escola e também as Universidades consigam exercer suas funções sociais de maneira mais efetiva e plena, apenas transmitir conhecimento não é mais suficiente e para superar esta barreira a Interdisciplinaridade tem papel primordial, sejam a partir de projetos multidisciplinares nos quais os conteúdos efetivamente ganham uso prático e precisam ser conciliados e agregados para que se haja uma execução minimamente razoável, ou até mesmo das avaliações conjuntas e de outros meios que possam ser executados desde que bem planejados.
A realidade é que será necessário o dialogo e a discussão nas mais diversas escalas entre os agentes envolvidos, sejam dos discentes e docentes ou também dos gestores e políticos, tanto no âmbito governamental quanto no privado é necessário que efetivamente seja posto em pauta a problemática e que seja trabalhada para que a Interdisciplinaridade seja mais tangível a nossa realidade, para que as metodologias sejam mais claras e a linguagem mais compreensível e assim o domínio dos mais diversos campos possa ser alcançado e tal fato nos proporciona avanço técnico cientifico e social.

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