INTERDISCIPLINARIDADE E O SEU DISTANCIAMENTO DA REALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO
Felipe Albuquerque Marinho
As
diversas áreas do conhecimento científico e consequentemente acadêmico possuem
as mais diversas conexões e interações entre si, o conhecimento atua nessa
adição, cooperação e assimilação de algo que pertença a mais do que um campo de
atuação, não atuam completamente isoladas em ilhas do saber, isto é um fato
consolidado e não há muito a respeito disso a se questionar. Mas essas conexões
e interações estão se utilizando de metodologias claras e efetivas no nosso
campo de ensino aprendizagem? Será que não estão sendo negligenciados os
métodos dessas conexões apenas para criar-se uma imagem positiva a avaliações
externas e internas ?
É
de notório saber que a especialização dos campos de atuação cientifica advinda
do positivismo gerou cisões e divisões mais claras e manifestas das mais
diversas áreas de conhecimento tais como: Química, Biologia, Geografia, Sociologia,
entre outras. Quando analisamos a História os grandes pensadores clássicos eram
dominantemente multidisciplinares pois o que se tinha de ciência em suas épocas
determinava que os mesmos possuem conhecimento sobre vastas áreas em
contraposto com os maiores cientistas da atualidade os quais tendem a serem
gênios em campos específicos. Especialização foi nos útil para diversos
progressos em larga escala mas também é claro que tal se refletiria na ensino
aprendizagem futuramente
Com
a unificação da base curricular e até mesmo com as demandas dos alunos modernos
com o seu acesso rápido e continuo a informação ao redor do globo sobre os mais
diversos temas, cada vez mais os professores são exigidos a demonstrar o
reflexo de seus conteúdos e objetos de estudo na realidade, e como determinados
objetos se conectam com as outras disciplinas que os mesmo estudam. Até este
ponto não necessariamente isto é um problema e sim uma diferença cultural entre
gerações, mas e quando essas exigências dos alunos são advindas de suas
preocupações com a preparação para avaliações externas tais como o Enem, PAS e
vestibulares nos quais o conhecimento dos diversos campos é de crucial importância,
a capacidade de entender esses caráteres que transbordam as noções é necessária
de ser desenvolta e não é algo de simples obtenção.
Seja
pela linguagem aplicada, metodologia, ideologia ou outros fatores diversos, os
alunos cada vez mais sentem dificuldade em se situar e compreender as
contradições dos conteúdos ou afirmações entre diferentes disciplinas, ou com
as tentativas descabidas e exageradas de conexão entre diferentes campos que
efetivamente não existem necessidade ou viabilidade de conexão, certas práticas
são únicas a determinadas ciências e não há problema nisto, ao não se respeitar
as peculiaridades e tentar uma unificação são criados novos problemas, os
“efeitos colaterais de um remédio” não podem ser mais danosos que uma doença,
ao tentar se adaptar a todo custo a modernidade as soluções podem cair
completamente neste tipo de situação.
Se
adaptar as novas exigências e necessidades é um dos pontos cruciais para que a
Instituição Escola e também as Universidades consigam exercer suas funções
sociais de maneira mais efetiva e plena, apenas transmitir conhecimento não é
mais suficiente e para superar esta barreira a Interdisciplinaridade tem papel
primordial, sejam a partir de projetos multidisciplinares nos quais os
conteúdos efetivamente ganham uso prático e precisam ser conciliados e
agregados para que se haja uma execução minimamente razoável, ou até mesmo das
avaliações conjuntas e de outros meios que possam ser executados desde que bem
planejados.
A
realidade é que será necessário o dialogo e a discussão nas mais diversas
escalas entre os agentes envolvidos, sejam dos discentes e docentes ou também
dos gestores e políticos, tanto no âmbito governamental quanto no privado é
necessário que efetivamente seja posto em pauta a problemática e que seja
trabalhada para que a Interdisciplinaridade seja mais tangível a nossa
realidade, para que as metodologias sejam mais claras e a linguagem mais
compreensível e assim o domínio dos mais diversos campos possa ser alcançado e
tal fato nos proporciona avanço técnico cientifico e social.
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