EXPECTATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO PARCEIRA DA TECNOLOGIA
Maria Camila Vieira Octacílio
É inegável que a tecnologia já é parte da nossa
vida, quase essencial, mas por que é tão difícil conseguir encaixá-la em alguns
setores do nosso dia a dia, como, por exemplo, na Educação?
O que é preciso?
Quando parei para refletir sobre essa
questão, percebi que antes de buscar por soluções imediatas era preciso
estabelecer o que esperar dessa relação entre a Educação e a Tecnologia, já que
não se trata apenas de colocar um tablet na
mão de cada aluno, mas vai muito além disso. E analisando os exemplos que
existem no cenário educacional brasileiro quando se trata de uma Educação mais
tecnológica, é possível notar alguns pontos em comum nos casos de sucesso.
Todos compartilham de características em comum e entre elas algumas se
destacam, como os pontos seguintes:
Um ensino capaz
de se adaptar
Cada vez mais o respeito e a consciência
sobre a individualidade de cada aluno tem ganhado espaço entre as preocupações
sobre Educação. E conseguir enxergar nas ferramentas tecnológicas meios para
viabilizar o aproveitamento máximo e saudável do aluno acerca do seu
aprendizado pode ser uma ótima saída para gerar interesse e conforto para os
estudantes.
Novos modelos de avaliação, projetos
cada vez mais criativos e acessíveis, aplicativos e games capazes de gerar
situações de ensino baseadas no perfil de cada usuário e por aí vão todos os
novos meios para conseguir criar uma Educação cada vez mais única e pessoal.
Estudantes
próximos da tecnologia e geradores de conhecimento
Ao tentar ensinar algo para outra
pessoa, não se pode excluir o conhecimento que ela já tenha sobre esse ou
aquele assunto, da mesma forma a capacidade dela de gerar novos conhecimentos
não pode deixar de ser estimulada e valorizada. Como os alunos dos mais
diversos sistemas educacionais não pode ser diferente e a tecnologia pode ser
de grande ajuda na hora garantir a criação de novos saberes.
É possível usar a intimidade que as
novas gerações têm com a tecnologia para efetivar esse processo, principalmente
porque a todo momento existe contato com a informação e tentar quebrar esse
vínculo só geraria estresse, é preciso estimulá-los a ir além das redes sociais
e dos jogos online, chegou a hora de tirar bom proveito dessa realidade para o
bem deles e de suas comunidades.
Reconhecimento e
valorização do professor
É preciso acabar com esse pensamento de
que a tecnologia é capaz de realizar o trabalho do professor, porque não é! E a
partir daí começar a trabalhar com a Tecnologia como ferramenta complementar do
trabalho realizado pelo professor.
E além desse ponto, destaca-se a antiga
necessidade de desenvolver em cada estudante, em cada professor e em cada
cidadão a importância da Educação como meio gerador de mudanças e consequente
mente trabalhar a valorização do profissional da Educação.
Independente do que esperamos para o
futuro, trabalhar, desenvolver e primorar o presente sempre será o maior
desafio quando o assunto for Educação, por isso devemos buscar sempre por novas
ferramentas e novos meios para alcançar o que se deseja. E a Tecnologia tem se
mostrado uma das mais completas opções para realizar em conjunto com a
comunidade educacional revoluções capazes de alcançar cada vez mais pessoas.
Instituto de Desenho Instrucional. 10 Tendências para o Futuro da Educação. 2017. (52m44s). Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=8llRoSjEKbM&t=255s>.
Acesso em: 30 jun. 2018.
IDOETA, Paula Adamo. Dez tendências da Tecnologia na Educação. Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141202_tecnologia_educacao_pai>.
Acesso em: 30 jun. 2018.
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