quinta-feira, 30 de maio de 2019

SOCIALIZAÇÃO 

Resultado de imagem para SOCIALIZAÇAO

                                                                               Letícia Monteiro Farias 


A educação é um processo de socialização e aprendizagem dos indivíduos, cujos hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a outra (PALHARES, 2008). Dessa forma, a educação está intimamente associada à aprendizagem, cujo processo está interligado ao desenvolvimento da pessoa. Desenvolvimento este, em que o processo de evolução é dinâmico e sofre constantes transformações quantitativas e qualitativas.
Diante disso, a escola, como discutido durante as aulas, é uma das principais instituições responsável por promover esse desenvolvimento humano, uma vez que trabalha para a formação psíquica e social de seu público. Dessa maneira é importante pensarmos sobre o conceito atual de educação e suas metodologias, além do tipo de formação que está sendo proporcionada aos educandos e educadores nessas instituições, para que possamos pensar a educação que queremos ter.
Exposto isso, conforme FREIRE (2001), a educação brasileira atual está direcionada ao treinamento dos educandos e não à sua formação, o que eu considero como verdade. Uma vez que a educação brasileira se tornou mecanicista em sua maior parte, cuja finalidade é a aquisição de um diploma de nível superior, preferencialmente em uma universidade pública. Não vejo problema de o educando almejar ou de a instituição incentivar a obtenção de tal titularidade, a minha crítica é em relação ao planejamento educacional está direcionado para esse único fim. Visto que a faixa etária da maior parte desses estudantes, que atendem a esse planejamento educacional, está entre os 12 e 18 anos de idade, período em que a identidade está em formação e que a meu ver deveriam ser focados questões relacionadas ao desenvolvimento social e humano desses jovens, como a socialização, sexualidade, habilidades sociais, sentido de vida, resolução de conflitos e outros.
A escola, tal como existe, “conteudista”, termina por não propiciar atitudes de reflexão, de problematização e de participação dos estudantes sobre os conteúdos a serem estudados, inviabilizando espaços de debate, de discussão e, consequentemente, de “conscientização”. Pois, existe uma sobrevalorização da aprendizagem “mecanicista”, na qual a memorização e a repetição dos conteúdos são consideradas socialmente primordiais para contemplar o aprendizado escolar. Dessa maneira, para a existência de uma educação transformadora, eu acredito que é necessário repensar a educação “conteudista” e “bancária”, como defendido por Feire (1986), de maneira a não excluí-la, mas pensá-la de uma maneira menos compulsória e mais participativa. A qual viabilize maior interação e autonomia dos educandos e educadores sobre o planejamento pedagógico.
Diante disso, acredito que o planejamento educacional deva ser estruturado em conjunto com o educando e o educador de maneira a desenvolver um ambiente mais propício para aprendizagem e desenvolvimento do grupo. As metodologias utilizadas também devem estar sempre de acordo com a necessidade de cada classe e, se possível, de cada aluno, de modo a promover um ensino mais dinâmico, interessante e único a todos, respeitando o grupo e suas individualidades.
Por essa e outras questões, acredito que devemos estar sempre atentos a nossa educação, observando o que estamos ensinando de modo a estarmos repensando e reinventando a educação sempre.

Referência Bibliográfica:

PALHARES, J. A. Os sítios de educação e socialização juvenis: experiências e representações num contexto não-escolar. Educação, sociedade & cultura, n.27, p.109-130, 2008.
FREIRE. P. Pedagogia dos sonhos: educando o educador. São Paulo: Unesp, 2001.
FREIRE. P. Educação “bancária” e educação libertadora. In M. H. S. Patto (Ed.), Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...