HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO
EDUCACIONAL
Giovanna Moreira Silva Santos
Pensar a
humanização dos educandos, é pensar a educação como um processo indispensável
da vida humana que precisa cada vez mais, ser humanizado juntamente com todo o
grupo escolar, levando em consideração a vida pessoal de cada estudante, como
também a sua real situação social e psicológica. A partir desse ponto, podemos
então destacar o que de fato vêm a ser a humanização humana, que pode ser interpretada
como um fenômeno natural que acontece em constante evolução, e o quanto a
humanização do processo educacional vai interferir significativamente em um
desenvolvimento progressivo da educação na vida dos alunos, possibilitando
assim a formação de indivíduos conscientes do valor da humanidade antes mesmo
da própria ascensão do conhecimento.
Palavras –chaves: humanização-
educação- desenvolvimento.
O processo da
formação humana só se torna completo a partir do momento em que o professor
juntamente com a família, transfere ao aluno o real valor de ser uma pessoa
humana, através das suas próprias ações, isso de fato faz toda diferença na
vida do individuo que começa a partir da ação humana do educador e da família,
a entender que ter valores de atenção e cuidado pelo próximo é ser realmente um
ser humano melhor, capaz de realizar grandes feitos tanto pela educação como
pela sua própria boa ação. A afetividade juntamente com a força de querer o
bem, faz o aluno querer ir além da sala de aula, desperta no mesmo o desejo por
melhoras tanto da sociedade como de todos os lugares necessitados de valores
como esses, com isso percebemos o quanto a educação está comprometida com o
desenvolvimento do sujeito.
A responsabilidade
dos educadores com os educandos é algo para ser analisado aos mínimos detalhes,
pois a principal inspiração do que venha a ser um comportamento ideal e
correto, muitas das vezes são passadas pelas atitudes e comportamentos dos
próprios professores, de fato o objetivo maior é realizar a autoformação do
aluno sendo ele um ser humano inacabado como o próprio professor também é, mas
antes mesmo de realizar a autoformação é preciso integrar o processo de
aprendizagem a relação afetiva do professor com o aluno, realizando desse modo
um desenvolvimento total do sujeito.
Estimular a
permanência do instinto humano nas pessoas é algo que perpassa muitas questões complexas,
desde o caráter individual de cada individuo, como também a sua situação de
vida, no qual interfere diretamente na singularidade humana e o desafio maior
que os professores precisam compreender e enfrentar é justamente o fato de as
vezes não conseguirem passar da mesma forma
para todos o que vêm a ser um mundo
verdadeiramente humano com pessoas verdadeiramente humanas. Mesmo com todas as
dificuldades encontradas pelos educadores, é valido resaltar a importância de
instigar da melhor forma possível os valores divinos que estão atrelados cada
vez mais a condução para o melhor caminho a ser percorrido por essa nova
geração de pessoas, que precisam e podem fazer a mudança na sociedade como
também no coração das outras pessoas do mundo inteiro. O que pode parecer
ilusório, é na verdade o maior desafio da educação de verdade. Paulo freire
quando se remetia a educação como pratica humanizadora dizia.
O sonho pela humanização, cuja concretização é sempre
processo, e sempre devir, passa pela ruptura das amarras reais, concretas, de
ordem econômica, política, social, ideológica etc., que nos estão condenando a
desumanização. O sonho é assim uma exigência ou uma condição que se vem fazendo
permanente na história que fazemos e que nos faz e re-faz. (FREIRE,2001,p.99).
Referências:
Eloisa Maria Wiebush. Escola: espaço de humanização.
Rosimeri de Paula spagolla. Afetividade: por uma educação humanizada e
humanizadora.
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