terça-feira, 11 de junho de 2019



UMA CURTA E RÁPIDA VISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO

Resultado de imagem para EDUCAÇAO
                                                                                                    João Paulo Martins 

A educação é uma das fontes primarias na busca de conhecimento e da transformação do ser humano, mas não em determinados momentos ela deixa de ser prioridade pois o ambiente escolar pode ser acolhedor ou para outros pode ser um fardo.
O direito a educação é garantido por lei, todos tem que ter acesso a ela, mas isso é algo que não acontece, portanto,  a precarização e sucateamento do ensino atingi uma grande parte das pessoas que necessitam de educação nas escolas públicas.
Sobre a função da escola Libâneo (2012), fala:

Circula no meio educacional uma variedade de propostas sobre as funções da escola, propostas estas frequentemente antagônicas, indo desde as que pedem o retorno da escola tradicional, até as que preferem que ela cumpra missões sociais e assistenciais. Ambas as posições explicitariam tendências polarizadas, indicando o dualismo da escola brasileira em que, num extremo, estaria a escola assentada no conhecimento, na aprendizagem e nas tecnologias, voltada aos filhos dos ricos, e, em outro, a escola do acolhimento social, da integração social, voltada aos pobres e dedicada, primordialmente, a missões sociais de assistência e apoio às crianças. (p.16)


Essa frase mostra que educação que temos é totalmente voltada para o capital pois mesmo com os ideais de reforma da educação, só iria criar mais mão de obra barata para as grandes empresas que dizem ajudar o desenvolvimento dos menos favorecidos. A educação para os ricos envolve cursos preparatórios para os vestibulares, cursos de idiomas e atividades extracurricular para eles alçarem as melhores vagas nas universidades públicas e os cursos mais valorizados perante a sociedade, enquanto a educação pública tenta preparar os alunos para essas vagas, porem conta com um histórico familiar que não ajuda, com famílias que as vezes não tem o comer e o lanche da escola é uma das refeições mais importante por isso a criança é mandada para a escola e além disso tem que lidar com a escassez de recursos, e ainda tem a parte que o professor é tido como o detentor do saber supremo e o conhecimento é transmitido de forma linear em uma única via e para múltiplas pessoas. A educação que seria ideal é aquele onde todos teriam o direito a receber o mesmo conhecimento de forma múltipla porem igual, onde todos teriam ambientes acolhedores e apto para ter todos terem a oportunidade de aprender no seu tempo, levando em consideração a sua individualidade pois cada um traz consigo a sua bagagem, um ambiente de trocas, com múltiplos recursos para atender a todos que necessitam desse espaço e todos se sintam aptos e acolhidos pois o seu potencial é visto e reconhecido. Portanto a educação e a escola têm um papel social muito importante e tem de ser valorizado para assim, quem necessita desse espaço possa crescer e ter oportunidades. Muita coisa vai depender da luta e existe coisas que está ao nosso alcance como futuros educadores e isso mostra que podemos ser um ponto de luz no fim do túnel para alguns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...