sábado, 1 de junho de 2019

AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO 

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                                  André Felipe 


É notável que nos dias de hoje a educação não tem suas funções muito conhecidas em um âmbito geral da sociedade, pesquisas feitas pelos próprios alunos da matéria determinaram que é de conhecimento geral que a educação é um direito de todos, mas qual o motivo desse direito não ter suas funções bem determinadas na sociedade?
A educação e as escolas têm como principal função a tentativa de uma igualdade intelectual e de bases para que todos os cidadãos possam competir de forma igualitária por seus empregos e suas vivências, sendo de extrema importância que todos tenham acesso à educação, para que assim tenhamos um mundo mais igual.
Esse acesso é importante em todos os níveis, a educação no Brasil é dividido em fundamental I e II, o nome em si determina como se é visto na sociedade esse período, pois é o tempo de alfabetização e noções básicas de matemática, o necessário para que os alunos sejam apenas mão de obra, sem nenhum pensamento crítico.
Já no ensino médio, que é a segunda parte do ensino básico, não possui suas funções tão bem definidas. Discussões em sala buscara formular uma função básica, o que foi percebido é que, assim como o fundamental, a função do ensino médio também está determinado no nome, pois é um período em que o aluno deve criar noções de cidadania para o seu futuro. Essa função deve ser melhor explorada nas escolas do futuro, com matérias que estimulem o pensamento crítico, que deem noções sobre sistema eleitoral, sistema de impostos e declaração de renda, que mostrem a posição social na qual se encaixam e assim fazer com que sejam adultos que busquem uma sociedade diferente e que façam mudanças.
Essa é a educação que temos e que deveríamos ter, levando em consideração que uma das principais funções da escola e da educação, é a função de praticar o direito, determinado pela constituição, à educação. Esse direito determina funções sociais, consciência de classe e de direitos e deveres como cidadão. A escola é importante instrumento de crescimento social e, em consequência disso, de crescimento do país.  

Referências: 
PENIN, Sonia T. Sousa; VIEIRA, Sofia Lerche. Refletindo sobre a função social da escola. In: VIEIRA, Sofia Lerche (org.) Gestão da Escola. Desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P. (Biblioteca ANPAE). p. 13-45.

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