AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO
André Felipe
É
notável que nos dias de hoje a educação não tem suas funções muito conhecidas
em um âmbito geral da sociedade, pesquisas feitas pelos próprios alunos da
matéria determinaram que é de conhecimento geral que a educação é um direito de
todos, mas qual o motivo desse direito não ter suas funções bem determinadas na
sociedade?
A
educação e as escolas têm como principal função a tentativa de uma igualdade
intelectual e de bases para que todos os cidadãos possam competir de forma
igualitária por seus empregos e suas vivências, sendo de extrema importância
que todos tenham acesso à educação, para que assim tenhamos um mundo mais
igual.
Esse
acesso é importante em todos os níveis, a educação no Brasil é dividido em
fundamental I e II, o nome em si determina como se é visto na sociedade esse
período, pois é o tempo de alfabetização e noções básicas de matemática, o
necessário para que os alunos sejam apenas mão de obra, sem nenhum pensamento
crítico.
Já
no ensino médio, que é a segunda parte do ensino básico, não possui suas
funções tão bem definidas. Discussões em sala buscara formular uma função
básica, o que foi percebido é que, assim como o fundamental, a função do ensino
médio também está determinado no nome, pois é um período em que o aluno deve
criar noções de cidadania para o seu futuro. Essa função deve ser melhor
explorada nas escolas do futuro, com matérias que estimulem o pensamento
crítico, que deem noções sobre sistema eleitoral, sistema de impostos e
declaração de renda, que mostrem a posição social na qual se encaixam e assim
fazer com que sejam adultos que busquem uma sociedade diferente e que façam mudanças.
Essa
é a educação que temos e que deveríamos ter, levando em consideração que uma
das principais funções da escola e da educação, é a função de praticar o
direito, determinado pela constituição, à educação. Esse direito determina
funções sociais, consciência de classe e de direitos e deveres como cidadão. A
escola é importante instrumento de crescimento social e, em consequência disso,
de crescimento do país.
Referências:
PENIN, Sonia
T. Sousa; VIEIRA, Sofia Lerche. Refletindo sobre a função social da escola. In:
VIEIRA, Sofia Lerche (org.) Gestão da Escola. Desafios a enfrentar. Rio
de Janeiro: DP&A, 2002. P. (Biblioteca ANPAE). p. 13-45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário