sábado, 1 de junho de 2019


EDUCAÇÃO 

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                                                                                   João Paulo de Novais de Santana 

A educação, direito público subjetivo, segundo Morin (2000), apresenta problemas específicos, trata como “sete buracos negros da educação” são eles: conhecimento, conhecimento pertinente, identidade humana, compreensão humana, incerteza, condição planetária e antropo-ética, problemas que na opinião do mesmo “devem ser colocados no centro das preocupações da formação dos jovens que, evidentemente, se tornarão cidadãos” (MORIN, 2000).
Atualmente, a educação pública brasileira passa por dificuldades em vários setores, da gestão à execução, onde os atores em média são pouco capacitados e valorizados pelo Estado.
Em sala podemos ver professores na área de formação diferentes daquela matéria em que está sendo ministrada, não levando o conhecimento elevado que aquele aluno receberia caso o professor fosse um especialista na área. A performance dos professores em sala de aula positivamente ou negativamente se espelha no desenvolvimento do aluno.
Os estudantes em geral estão mais expostos à “construção da personalidade”, a pressões psicológicas, dúvidas e escolhas. Trata-se da fase que decisões devem ser tomadas em relação ao futuro profissional e acadêmico. Atualmente é comum o jovem viver entre um trabalho/estágio e os estudos, nos últimos dias vimos vários casos de jovens que entram em depressão e chegam até a tentar o suicídio por conta dessa pressão que a sociedade impõe. Fazendo com que haja um dilema e diferenciação dos alunos, entre aqueles que se esforçam para ter um sucesso profissional e aqueles que estão ali obrigados.
Quando perguntamos para algum egresso do ensino regular há alguns, o que ele aprendeu durante o ensino médio ou fundamental. A resposta tende a ser algo como: "não lembro quase nada", ou então "umas contas lá". O esquecimento causado pela não obtenção de conhecimento.  O aprender deixou de ser um ato prazeroso e passa a ser ato obrigatório, que por si só, passa por ser monótono cansativo e nada proveitoso.
A escola tornou-se ambiente de conhecimento para as provas de exame, como Enem e os tradicionais vestibulares e não é essa a função da escola. Seus apoiadores dizem que a escola prepara para a vida, mas a vida, infelizmente não se pauta em receber um simples diploma, onde atualmente houve um crescimento da população que chegou a esse nível, ocorrendo uma natural “desvalorização” do grau de ensino.  O ambiente escolar deve tornar o aluno, mais que um mero vivenciador do momento, mas sim um cidadão ciente dos seus deveres e direitos onde se amadurece durante o período, podendo traçar seus objetivos conscientemente.
            Neste contexto, percebemos que a educação pública brasileira necessita não só de investimento financeiro, mas também clama por desenvolvimento humano e cidadão. Diferente do ensino privado que visa a administração e em que o aluno é tratado como cliente, o ensino público é voltado para a gestão, em que o lado social é mais valorizado podemos ver que ainda sim as grandes instituições ainda são mais escolhidas pelos pais para colocarem seus filhos, mas justamente pelo fato do ensino privado garantir uma melhor formação e com servidores cada vez mais capacitados, é escolhido. Entendemos assim que o ensino público está escasso em capacitação, tornando algo ultrapassado e pouco pedagógico, formando pessoas por formar e perdendo a oportunidade de ensinar cidadania e construir uma sociedade melhor para todos.

Referências:
Brasil Escola: https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/o-direito-educacional-direito-educacao.htm
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. Título original: Les sept savoirs nécessaires à l’éducation du futur.

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