sábado, 1 de junho de 2019

PARA MELHORAR O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO É NECESSÁRIO UMA BOA BASE NA ESCOLA 

Resultado de imagem para ESCOLA
                                                                                                 Débora Gomes Lima Silva 

           No Brasil de todas as pessoas que frequentam a escola cerca de 73,5% estudam em escolas públicas e o restante em escolas privadas. Como muitas vezes a educação pública não é de qualidade, a realidade acaba se invertendo quando chega na faculdade, muito dos alunos de escolas públicas fazem uma graduação privada e os alunos de escolas particulares fazem uma educação superior pública.

            O ministério da educação deveria tomar medidas uteis para uma melhora na educação básica, porém quando eles pensam em mudar alguma coisa na escola, esquecem de perguntas para os alunos e professores quais seriam as melhores mudanças, sendo que são essas pessoas que compõem a escola. Existem diversos problemas e poucas soluções, ou as vezes a solução até existe, mas apenas no papel.
            As duas coisas mais importantes que um país deveria considerar seria a saúde e a educação, porém as duas coisas estão muito precárias. Atualmente, se a gente não paga por elas, elas vem em péssima qualidade, sendo que o Brasil é um dos países que mais paga imposto, tendo então dinheiro suficiente para as duas coisas.
            No ensino público, falta de tudo, inclusive vaga, muitas vezes, os pais não conseguem vagas nas escolas para os seus filhos e muitas vezes também quando conseguem é em um local bem longe da sua casa, o que trás a tona o transporte. O transporte público é outra coisa com muitos defeitos também, pois tem muitos lugares que ele não chega, muitos alunos tem que andar diversos quilômetros por dia para conseguirem chegar na escola. Outro problema também é o preço das passagens, pois diferente do distrito federal, em outros estados os alunos tem que pagar passagem ou uma parte dela, isso faz com que muitas pessoas não tenham condições de frequentarem a escola. Mesmo tendo ônibus com o objetivo de levarem as crianças na escola, em geral, esses transportes são de péssima qualidade.
            Muitos alunos só vão para a escola para terem o que comer, pois muitas vezes eles não tem o que comer em casa. Um caso recente aconteceu em uma escola em Brasília no cruzeiro velho de um aluno desmaiar por conta de fome, isso é uma situação lamentável, as escolas deveriam oferecer para esses alunos de baixa renda, café da manhã, almoço e lanche, para que assim o aluno conseguisse ter uma boa aprendizagem sem ter que passar fome.
           Outro fator agravante é a falta de professores, muitas vezes o aluno passo o ano inteiro sem um professor de matemática ou de qualquer outra matéria e sem ter aprendido nada, o aluno passa para serie posterior. Isso é uma situação constrangedora, pois atualmente existem diversos professores desempregados que poderiam dar aula para esses alunos.
            Quando um aluno de educação pública termina a escola, muitas vezes ele é desmotivado por achar que não consegue entrar em uma faculdade pública ou mesmo que consiga, ele acha que não vai conseguir terminar. Mesmo com o sistema de cotas implementado, ainda temos um grande problema, muitas vezes o aluno se sente deslocado dentro da faculdade e tem diversas dificuldades pois não teve uma educação básica boa, então, coisas que ele deveria ter aprendido na escola para servir de base, não foram aprendidas. Muitos acabam optando por uma educação superior particular, com auxilio de bolsas ou de financiamentos, pois acaba sendo mais fácil de entrar.
           Outro fator que desanima o aluno ingressar em uma faculdade pública é o fato da localidade em que a pessoa mora, como muitas vezes as pessoas moram longe das federais e como o transporte é precário, as pessoas acabam desistindo da educação superior.
           Temos então um sistema de educação superior falho, pois ele tenta corrigir a educação básica pública através das cotas, das bolsas e do financiamento, sendo que se a escola pública fosse uma instituição de qualidade, não precisaria de nada disso.
           Os alunos de escola privada se sentem motivados muitas vezes pelos pais e pela própria escola a entrarem em faculdades públicas e essas pessoas são preparadas a vida toda para que isso aconteça, sendo assim, grande parte da parte das vagas das universidades públicas são ocupados por alunos de escolas privadas.
            Para uma educação de qualidade é preciso diversos fatores e a população brasileira deveria ser mais presente para melhorar o quadro da atual educação brasileira.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...