A EDUCAÇÃO DA IMPORTÂNCIA VS TÉCNICA
Lucas Gutemberg Tosta
A
educação que deveríamos ter, nos propõe qualidade de ensino, de conteúdo e
liberdade de expressão e individualidade respeitando uns aos outros, porém o
que temos é um método técnico que esquece de incorporar a cidadania nesse
ambiente.
Com
a recente reforma do ensino médio, com a aprovação automática que tenta levar
os alunos independentemente de suas faculdades às séries adiantes... Temos aqui
a educação literalmente vendida, como um produto, focada em criar massa para o
país, principalmente de alunos baixa-renda enquanto a “outra educação”, aquela
vendida pelos ricos pelas grandes escolas de 4 dígitos mensais se foca em
promover cabeças para faculdades internacionais, para empregos que somente os
1% conseguem entrar pela já grande dificuldade em “cursos da elite” como as
poucas vagas disponíveis.
Nesse
ano e nos próximos temos a falsa ideia sendo vendida de que um curso superior é
besteira para os poucos que podem e que precisamos de mais “técnicos” em nosso
país, uma clara separação das classes que não só aumentará a diferença social
entre os 200 milhões de brasileiros, como também irá preencher o mercado de
profissionais frustrados.
Frustração
derivada do pensamento “eu poderia ser mais?”, não diminuindo quem escolheu
esse caminho, apenas deixando claro que jovens são jovens e não deveríamos
entregar uma “saída oportuna” diretamente no ensino médio, capando o ensino superior
de suas vidas. A educação que deveríamos ter é aquela que incentiva a busca
sempre, que não vá nos levar de volta aos tempos antigos em que mapas e escolas
eram produtos comerciais feitos sob medida para os interesses dos “maiores”.
Esses
problemas da “antiga educação” são desculpas dadas a cada novo mercado que
cresce, um sobre o outro, de vez em quando fúteis como a sexualização dos
jovens em “kits ofensivos” e outros patriotas como a falta de respeito e
segurança dos jovens.
Isso
não se resolve de um dia pro outro, didática existe quando você dá a
oportunidade de acontecer e reformas de 1000 páginas que se contradizem falam
muito mais do que as notícias e motivos que a motivaram.
- Reforma do Ensino Médio Compendium
– G1.COM.BR
- Educação em Evidência –
VEJA.ABRIL.COM.BR
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