sábado, 1 de junho de 2019



A EDUCAÇÃO DA IMPORTÂNCIA VS TÉCNICA

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                                                                                                       Lucas Gutemberg Tosta 

A educação que deveríamos ter, nos propõe qualidade de ensino, de conteúdo e liberdade de expressão e individualidade respeitando uns aos outros, porém o que temos é um método técnico que esquece de incorporar a cidadania nesse ambiente.
Com a recente reforma do ensino médio, com a aprovação automática que tenta levar os alunos independentemente de suas faculdades às séries adiantes... Temos aqui a educação literalmente vendida, como um produto, focada em criar massa para o país, principalmente de alunos baixa-renda enquanto a “outra educação”, aquela vendida pelos ricos pelas grandes escolas de 4 dígitos mensais se foca em promover cabeças para faculdades internacionais, para empregos que somente os 1% conseguem entrar pela já grande dificuldade em “cursos da elite” como as poucas vagas disponíveis.
Nesse ano e nos próximos temos a falsa ideia sendo vendida de que um curso superior é besteira para os poucos que podem e que precisamos de mais “técnicos” em nosso país, uma clara separação das classes que não só aumentará a diferença social entre os 200 milhões de brasileiros, como também irá preencher o mercado de profissionais frustrados.
Frustração derivada do pensamento “eu poderia ser mais?”, não diminuindo quem escolheu esse caminho, apenas deixando claro que jovens são jovens e não deveríamos entregar uma “saída oportuna” diretamente no ensino médio, capando o ensino superior de suas vidas. A educação que deveríamos ter é aquela que incentiva a busca sempre, que não vá nos levar de volta aos tempos antigos em que mapas e escolas eram produtos comerciais feitos sob medida para os interesses dos “maiores”.
Esses problemas da “antiga educação” são desculpas dadas a cada novo mercado que cresce, um sobre o outro, de vez em quando fúteis como a sexualização dos jovens em “kits ofensivos” e outros patriotas como a falta de respeito e segurança dos jovens.
Isso não se resolve de um dia pro outro, didática existe quando você dá a oportunidade de acontecer e reformas de 1000 páginas que se contradizem falam muito mais do que as notícias e motivos que a motivaram.

 REFERÊNCIAS:
- Reforma do Ensino Médio Compendium – G1.COM.BR
- Educação em Evidência – VEJA.ABRIL.COM.BR

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