terça-feira, 11 de junho de 2019

ESCOLA SENDO UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA CADA PERSONALIDADE 

Resultado de imagem para ESCOLA E DIVERSIDADE

                                                                            Sthephany Raianny do Carmo

Muito se discute sobre a importância da escola no processo de aprendizado, e formação psicológica de uma pessoa. A escola como sendo esse meio de extrema importância na vida de um indivíduo, deve ter seus cuidados nas formas de lidar. Há vários relatos de pais que reclamam por exemplo dos discursos que a escola reproduz sobre aspectos que delicadamente deveriam ser expostos, e tratados de uma outra forma, como por exemplo a criança quando é muito agitada, ou não tem um nível de concentração necessário. Muita das vezes essas crianças são vistas como um problema, a escola fica sem saber como lidar, e em muitos casos indicam como a solução remédios e saídas que só fazem o aluno se sentir mal.
Atualmente vivemos em uma sociedade que impõe resoluções rápidas e práticas para os problemas. Criou-se uma cultura de que todos os males que nos afetam podem e devem ser combatidos com o uso de remédios por exemplo. Falando especificamente da Ritalina, várias pesquisas apontam o seu crescimento desenfreado no Brasil e no mundo, e as causas para este crescimento estão associadas ao diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtorno esse que leva  a criança a apresentar sintoma de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Este medicamento, portanto, tem sido apontado como a solução para os problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem infantil, porém esse é o problema que devemos discutir.   
Temos observado que as escolas não estão sabendo lidar com tudo que vem acontecendo no mundo e que vem repercutindo nas crianças, nos jovens. O mundo está acelerado, correndo demais, as escolas não estão sabendo lidar com esses reflexos. É sempre importante essa discussão, e é sempre importante questionarmos e trabalharmos métodos que possam ajudar no desenvolvimento pessoal, e individual de cada indivíduo.
A escola como instituição com extrema importância nesse processo de desenvolvimento, juntamente com a família precisam achar metodologias necessárias para saber resolver situações que saiam da zona de conforto do ideal, até porque o ideal não existe. Existem situações diversas, que precisam ser resolvidas e solucionadas de maneira que não tragam nenhum prejuízo para a criança.

Bibliografia: 

Ana Carolina Pereira da Silva, Cristina Amélia Luzio &
Kwame Yonatan Poli dos Santos
Revista de Psicologia da UNESP 11(2), 2012. 44. A Explosão da Ritalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...