O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: EDUCAÇÃO SOCIAL E O ESPAÇO DE FALA
Beatriz de Sousa Ribeiro
É
perceptível o descontentamento da população diante da atual educação brasileira
e com a proposta de uma reformulação do ensino, muito se foi reestruturado, mas
o que mais importa que é a qualidade e o fácil acesso não estão sendo priorizados.
Ao longo das aulas do curso de verão da universidade de Brasília na disciplina de OEB podemos perceber que com o passar dos anos o sucateamento vem se tornando
mais presente, isso significa dizer que atualmente os familiares precisam dormir
em filas quilométricas em frente as instituições de ensino para conseguir uma
vaga. Além disso, tem a não participação dos pais na vida escolar de seus
filhos, dando a entender que escola e sociedade não tem estado caminhando lado
a lado para garantir a igualdade no ensino e para que o acompanhamento escolar
seja mais eficaz.
Nesse
sentido, cabe ressaltar que o objetivo da educação não é o de transmitir
conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o ‘’ de criar nele um estado interior
e profundo, uma espécie de polaridade de espirito que o oriente em um sentido
definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida.’ (MORIN 2003, p
47). Com essa palavra, Durin passa a
ideia de que a construção do saber não tem que ser construída apenas na escola
e em uma só fase da vida escolar, mas sim desde a primeira infância, onde a
mesma está conhecendo seu ambiente de convívio e os lugares que frequenta.
Embora seja interessante que o aluno aprenda o conteúdo visto em sala, melhor
ainda é o discente ter noção do que fazer com o conhecimento adquirido, de como
utiliza-lo na prática e saber direcionar suas prioridades e ter em mente que
não apenas na escola ele pode estar utilizando dessas ferramentas, mas para seu
cotidiano.
A
estrutura oferecida pela instituição é de suma importância no papel de desenvolvimento,
pois isso garante ao aluno mais espaços de estudo e explorar bem os recursos,
com vistas a proporcionar comodidade aos jovens para que sintam que aquele
ambiente é tão deles quanto da escola. Ademais, vale salientar a importância da
contratação de profissionais que supervisione e dê suporte sempre que necessário,
mas respeitando as habilidades dos estudantes. Dessa forma, garantindo uma
educação de qualidade e dê oportunidade para os alunos que, ao se depararem com
o ensino superior, busquem formas de equilibrar os estudos e em turno contrário
fazer atividades que os estimulem a sempre estar trabalhando a mente.
Em
suma, colocar em um parâmetro a escola que temos atualmente e a que desejamos
traz diversos sentimentos, visto que talvez o que desejamos não se tornará real
em um prazo curto de tempo, pois a cada governo que entra e sai vem com novas
propostas e às vezes não incorpora a agenda governamental os anseios da
comunidade. O problema é que a prioridade é sempre obter resultados que visem o
lucro e não a satisfação dos que utilizam esse serviço. Ademais, garantir o
lugar de fala dos que convivem diariamente com essa situação é de suma
importância pois só com a ajuda e persistência se poderá garantir uma educação
de qualidade e mais acessível a toda a população. Onde a sociedade como um todo
se fortalece para propor meios de os estudantes possam ter as mesmas
oportunidades e qualidade no acesso à educação, realizando a retroalimentação
entre escola e comunidade.
Referências:
ADMINISTRADORES. A escola que não temos -
a educação que queremos.
Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/a-escola-que-nao-temos-a-educacao-que-queremos/74904/>. Acesso em: 06 fev. 2019.
LINKEDIN. Educação social: conceito e
abordagem teórica.
Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/educa%c3%a7%c3%a3o-social-conceito-e-abordagem-te%c3%b3rica-bruna-andrade>. Acesso em: 31 jan. 2019.
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