segunda-feira, 3 de junho de 2019

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: EDUCAÇÃO SOCIAL E O ESPAÇO DE FALA 
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                                                                             Beatriz de Sousa Ribeiro 

É perceptível o descontentamento da população diante da atual educação brasileira e com a proposta de uma reformulação do ensino, muito se foi reestruturado, mas o que mais importa que é a qualidade e o fácil acesso não estão sendo priorizados. Ao longo das aulas do curso de verão da universidade de Brasília na disciplina de OEB podemos perceber que com o passar dos anos o sucateamento vem se tornando mais presente, isso significa dizer que atualmente os familiares precisam dormir em filas quilométricas em frente as instituições de ensino para conseguir uma vaga. Além disso, tem a não participação dos pais na vida escolar de seus filhos, dando a entender que escola e sociedade não tem estado caminhando lado a lado para garantir a igualdade no ensino e para que o acompanhamento escolar seja mais eficaz.
Nesse sentido, cabe ressaltar que o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o ‘’ de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espirito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida.’ (MORIN 2003, p 47).  Com essa palavra, Durin passa a ideia de que a construção do saber não tem que ser construída apenas na escola e em uma só fase da vida escolar, mas sim desde a primeira infância, onde a mesma está conhecendo seu ambiente de convívio e os lugares que frequenta. Embora seja interessante que o aluno aprenda o conteúdo visto em sala, melhor ainda é o discente ter noção do que fazer com o conhecimento adquirido, de como utiliza-lo na prática e saber direcionar suas prioridades e ter em mente que não apenas na escola ele pode estar utilizando dessas ferramentas, mas para seu cotidiano.
A estrutura oferecida pela instituição é de suma importância no papel de desenvolvimento, pois isso garante ao aluno mais espaços de estudo e explorar bem os recursos, com vistas a proporcionar comodidade aos jovens para que sintam que aquele ambiente é tão deles quanto da escola. Ademais, vale salientar a importância da contratação de profissionais que supervisione e dê suporte sempre que necessário, mas respeitando as habilidades dos estudantes. Dessa forma, garantindo uma educação de qualidade e dê oportunidade para os alunos que, ao se depararem com o ensino superior, busquem formas de equilibrar os estudos e em turno contrário fazer atividades que os estimulem a sempre estar trabalhando a mente.
Em suma, colocar em um parâmetro a escola que temos atualmente e a que desejamos traz diversos sentimentos, visto que talvez o que desejamos não se tornará real em um prazo curto de tempo, pois a cada governo que entra e sai vem com novas propostas e às vezes não incorpora a agenda governamental os anseios da comunidade. O problema é que a prioridade é sempre obter resultados que visem o lucro e não a satisfação dos que utilizam esse serviço. Ademais, garantir o lugar de fala dos que convivem diariamente com essa situação é de suma importância pois só com a ajuda e persistência se poderá garantir uma educação de qualidade e mais acessível a toda a população. Onde a sociedade como um todo se fortalece para propor meios de os estudantes possam ter as mesmas oportunidades e qualidade no acesso à educação, realizando a retroalimentação entre escola e comunidade.

Referências:

ADMINISTRADORES. A escola que não temos - a educação que queremos. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/a-escola-que-nao-temos-a-educacao-que-queremos/74904/>. Acesso em: 06 fev. 2019.
LINKEDIN. Educação social: conceito e abordagem teórica. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/educa%c3%a7%c3%a3o-social-conceito-e-abordagem-te%c3%b3rica-bruna-andrade>. Acesso em: 31 jan. 2019.


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