OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE AO CRESCIMENTO DA ERA DIGITAL
Carlos Victor Silva de Almeida
Com o advento da tecnologia e principalmente da internet, ficou muito
mais fácil adquirir e criar informações. Sites como Wikipédia, blogs e até
mesmo o Youtube se tornaram ferramentas muito utilizadas para buscar
conhecimento sobre qualquer tipo de assunto. Esses meios são muito importantes,
pois, em qualquer lugar e a qualquer momento, podemos ter acesso a alguma
informação que precisamos. Seja no trabalho, no dia a dia, em uma viagem ou até
mesmo na escola, a internet pode ser utilizada para sanar nossas dúvidas.
Mas isso tudo tem um grande problema. Como a internet é um meio em que
todos têm acesso e podem utilizar, isso também se da na esfera da criação.
Qualquer um pode escrever para um blog, ou gravas um vídeo para o Youtube e até
mesmo criar ou interferir em algum tópico do Wikipédia. Nisso está um dos
grandes problemas desse sistema. Muitas vezes não sabemos quem criou ou
participou daquele conteúdo que vemos na internet e tomamos aquilo como
verdade. Às vezes até sabemos seus criadores, porém aquele conteúdo supre
nossas expectativas que acreditamos em tudo que foi dito, ou então a pessoa que
abordou aquele assunto tem tanto poder de influencia que confiamos cegamente no
que ela nos apresenta.
Esse fenômeno também está se alastrando dentro das escolas. Muitos
desses digital influencers tem tanto poder que o que eles dizem se torna uma
verdade coletiva, e os jovens tem acesso a essas verdade. Dessa forma, muitos
professores estão perdendo legitimidade em seus discursos, pois os alunos
acreditam mais em um youtuber do que no seu próprio professor.
Um exemplo disso tem sido a discussão sobre o lado ideológico do
Fascismo. Dentro dos debates acadêmicos de história, esse já é um tema
consolidado, de que o Fascismo e o Nazismo foram e são uma ideologia
característicos da extrema direita autoritária. Porém está tendo um movimento
para desmentir esse fato histórico e apresentar o Fascismo como um movimento de
esquerda. E muitas das pessoas que espalharam essa nova visão são influenciadores
digitais, que tem um grande público, muitos deles, jovens.
Essa é a temática desse artigo. Mostrar como a influência da internet e
de seus atores tem afetado o ensino educacional brasileiro. Apresentando as
dificuldades que os professores têm em competir com a internet pelo
conhecimento. São dois lados que devem andar juntos e se completarem, porém,
vemos certa separação entre ensino e internet que preocupa.
A utilização das tecnologias e do mundo digital dentro de sala de aula é
indispensável no mundo de hoje. Um dos grandes desafios é como utilizar esses
meios aliados ao ensino de crianças e adolescentes. O professor deve trabalhar
junto ao meio digital e junto aos seus alunos, não podemos mais ter a ideia de
que o professor é o detentor de todo o saber e os alunos apenas aprendem
passivamente. O aluno deve ser um agente ativo de sua educação. Fazendo isso o
professor consegue o apoio de seus alunos e a legitimação de seu conhecimento
atrelado á sede de aprender do aluno.
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