domingo, 2 de junho de 2019

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE AO CRESCIMENTO DA ERA DIGITAL 

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                                                                       Carlos Victor Silva de Almeida 

Com o advento da tecnologia e principalmente da internet, ficou muito mais fácil adquirir e criar informações. Sites como Wikipédia, blogs e até mesmo o Youtube se tornaram ferramentas muito utilizadas para buscar conhecimento sobre qualquer tipo de assunto. Esses meios são muito importantes, pois,  em qualquer lugar e a qualquer momento, podemos ter acesso a alguma informação que precisamos. Seja no trabalho, no dia a dia, em uma viagem ou até mesmo na escola, a internet pode ser utilizada para sanar nossas dúvidas. 
Mas isso tudo tem um grande problema. Como a internet é um meio em que todos têm acesso e podem utilizar, isso também se da na esfera da criação. Qualquer um pode escrever para um blog, ou gravas um vídeo para o Youtube e até mesmo criar ou interferir em algum tópico do Wikipédia. Nisso está um dos grandes problemas desse sistema. Muitas vezes não sabemos quem criou ou participou daquele conteúdo que vemos na internet e tomamos aquilo como verdade. Às vezes até sabemos seus criadores, porém aquele conteúdo supre nossas expectativas que acreditamos em tudo que foi dito, ou então a pessoa que abordou aquele assunto tem tanto poder de influencia que confiamos cegamente no que ela nos apresenta.
Esse fenômeno também está se alastrando dentro das escolas. Muitos desses digital influencers tem tanto poder que o que eles dizem se torna uma verdade coletiva, e os jovens tem acesso a essas verdade. Dessa forma, muitos professores estão perdendo legitimidade em seus discursos, pois os alunos acreditam mais em um youtuber do que no seu próprio professor. 
Um exemplo disso tem sido a discussão sobre o lado ideológico do Fascismo. Dentro dos debates acadêmicos de história, esse já é um tema consolidado, de que o Fascismo e o Nazismo foram e são uma ideologia característicos da extrema direita autoritária. Porém está tendo um movimento para desmentir esse fato histórico e apresentar o Fascismo como um movimento de esquerda. E muitas das pessoas que espalharam essa nova visão são influenciadores digitais, que tem um grande público, muitos deles, jovens.
Essa é a temática desse artigo. Mostrar como a influência da internet e de seus atores tem afetado o ensino educacional brasileiro. Apresentando as dificuldades que os professores têm em competir com a internet pelo conhecimento. São dois lados que devem andar juntos e se completarem, porém, vemos certa separação entre ensino e internet que preocupa.
A utilização das tecnologias e do mundo digital dentro de sala de aula é indispensável no mundo de hoje. Um dos grandes desafios é como utilizar esses meios aliados ao ensino de crianças e adolescentes. O professor deve trabalhar junto ao meio digital e junto aos seus alunos, não podemos mais ter a ideia de que o professor é o detentor de todo o saber e os alunos apenas aprendem passivamente. O aluno deve ser um agente ativo de sua educação. Fazendo isso o professor consegue o apoio de seus alunos e a legitimação de seu conhecimento atrelado á sede de aprender do aluno.

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