terça-feira, 11 de junho de 2019

O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 
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                                                         Kellen Fugioka Martins 

A sociedade contemporânea é caracterizada pela tecnologia, consumismo, publicidade e marketing, vivemos na era da informação e com isso houve grandes mudanças em relação à escola e sua função social. O que antes era restrita a poucos, foi a partir do século XX que a escola vivencia um período de expansão (VIEIRA, Sofia Lerche), porém ela enfrenta grandes desafios para poder acompanhar essa sociedade em que vivemos e ainda conseguir “atrair” os jovens não só para frequentá-la, mas para mostrar sua importância.  
Paula Sibilia aborda em seu texto “O desmoronamento do sonho letrado” sobre as mudanças no decorrer do tempo e como o significado de escola tem sido convertida na sociedade contemporânea que se tornou em “algo terrivelmente chato, e a obrigação de frequentá-la implique uma espécie de calvário cotidiano para os dinâmicos jovens contemporâneos”, além disso, ela fala sobre a falta de motivação e sentido, causando desinteresse, que tornou o principal motivo da deserção escolar por parte dos jovens de 15 a 17 anos.
Outro grande problema é a situação econômica, que acaba influenciando a evasão escolar e com isso, ser mais tentadora a oferta de trabalho do que estar em uma sala de aula. De acordo com as informações do Censo Escolar de 2018, houve uma queda de 1,3 milhões nas matrículas da educação básica, entre 2014 e 2018. Sendo no ensino médio 7,7 milhões de matrículas em 2018, uma queda de 7,1% em relação aos últimos cinco anos.
”Uma sociedade do conhecimento chama por uma nova escola, por um novo jeito de ensinar e de aprender (VIEIRA, Sofia Lerche, p.24)”, se a escola não acompanhar passa a representar desvantagem para os jovens contemporâneos que estão a procura do diferente, do novo, que em meio a tantas fontes de conhecimento além da escola, estão acostumados a receber informações muito rapidamente. Paula Sibilia diz que em vez da interioridade e concentração requeridas pelo discurso pedagógico, o discurso midiático requer exterioridade e descentramento.
Mudaram as ferramentas e os sentidos da comunicação e escrita, é importante que a escola esteja acompanhando e sabendo utilizar as tecnologias a seu favor, mas ao mesmo tempo problematizar junto com os alunos o uso incorreto e mostrar outros caminhos de buscar mais conhecimento, saber explorar sua criatividade e ter um pensamento mais crítico sobre as coisas.
“A missão da escola é promover o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho ”(VIEIRA, Sofia Lerche,p.20). Quanto mais as pessoas souberem que a escola é bem mais do que estudar por muitos anos até obter o cobiçado diploma, mas que é um lugar de transmissão de conhecimento, de valores, é onde se inicia e se promove a socialização e respeito ao outro. Para isso, é de extrema importância a participação da comunidade com a escola, a interação entre professor/aluno e o incentivo dos pais, além de ser direito dos pais e responsáveis serem informados sobre a frequência e o rendimento dos alunos.

Referências: 
PENIN, Sonia T. Sousa e VIEIRA, Sofia Lerche. Refletindo sobre a função social da escola. 
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes:a escola em tempos de dispersão.

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