OS IMPASSES EXISTENTES NA EDUCAÇÃO QUE DIFICULTAM A SUA EFICIÊNCIA
Mariana Lourenço dos Santos
A escola é um
âmbito de apropriação para o saber onde se forma pessoas críticos conscientes,
na qual se há uma abertura para os aprendizados. De acordo com Paulo Freire,
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
própria produção ou a sua construção”. Faz-se necessário que as instituições permitam
que cada indivíduo floresça como pessoa de acordo com suas habilidades e
características, tendo a escola como base para o seu crescimento e
desenvolvimento.
Segundo
o artigo 205 da Constituição Federal de 1988. “A educação, direito de todos e
dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Todavia, a
realidade da educação brasileira é outra, a situação atual no sistema
educacional está precária, de acordo com resultados de provas de larga escala e
pesquisas relatam o baixo índice de desenvolvimento escolar.
Além
disso, os resultados divulgados pelo SAEB de 2017 mostraram que ao final do
ensino médio os estudantes não aprendem nem o básico de português, os índices
apresentados pelo IDEB apontam que nesse período os estudantes não atingem a
meta estabelecida que está estagnada em 3,7% desde 2011, em 2015 a meta era de
4.3%, os anos finais da educação básica apresenta 11,2 % de evasão escolar.
De acordo com Paula Sibilia o “desinteresse” é
o principal motivo de abandono da escola dos jovens de 15 a 17 anos, a lógica
do mercado estar em toda parte, os discentes abandonam as instituições para buscarem estar
inseridos na realidade do consumo, querem adentrar ao mercado de trabalho para
poderem consumir e não vem o sentido de permanecer no âmbito escolar.
Além
disso, muitos jovens abandonam a escolarização pelas dificuldades e necessitam
custear com a renda mensal de seus familiares, pesquisas realizadas pelo PNAD apontam
que quanto mais desprovidos de recursos financeiros há uma maior saída do
educando do ambiente acadêmico.
Embora
se tenha leis que asseguram uma escola para todos sabe-se que a realidade e outra,
as instituições ainda não oferecem condições necessárias para o acesso e a manutenção
dos estudantes que passam por certos impasses em frequenta-las, diante desses fatores
o governo criou políticas publicas para diminuírem ou erradicá-los. O PNE, por
exemplo, trás metas e estratégias para combater os problemas, porém existem
muitas barreiras que impedem que as leis sejam cumpridas.
Em
virtude dos impasses serem ocasionados por variados aspectos como baixa
qualidade de vida muitos alunos vão para as escolas sem as refeições
necessárias, residem em ambitos vulneráveis, longe das instituições escolares,
ambientes sem estruturas adequadas, famílias desestabilizadas, as leis não
conseguem atingir seus objetivos principais com o ensino devido às
problemáticas sociais do Brasil que interferem diretamente a educação.
Em
razão dos fatores que influencia o sistema educacional é imprescindível se
pensar em uma reformulação de âmbito nacional para o víeis de toda a sociedade,
pois os impasses vão além dos problemas internos de uma instituição, é de
extrema relevância modificar as dificuldades existentes, fazendo com que todos detenham
condições de estarem incluídos em âmbito escolar igualitariamente.
Faz
se necessário uma instituição de qualidade onde os alunos desde o inicio da sua
escolarização sejam preparados psicologicamente para não apenas compreenderem
os conteúdos pedagógicos como também sejam preparados integralmente para
exercerem o seu papel na sociedade, que a escola possa proporcionar o estudante
o pleno desenvolvimento tornando-o critico consciente e um ser emancipado.
Além
disso, as aulas precisam ser mais proveitosas utilizando todo o seu tempo de modo
eficiente para que haja um maior aprendizado, colocando ensinos integrais para
a melhoria da educação, fazendo com que os mesmos possuam mais tempo nas
instituições obtendo uma maior quantidade de conteúdos pedagógicos e havendo
uma plena absorção da cultura.
Além
do mais, a adesão à base nacional comum da educação é de extrema relevância
para que os professores saibam o que seus alunos devem aprender em cada série,
ademais, com isso os professores e diretores poderiam ser cobrados caso os seus
discentes não atinjam o nível de aprendizado esperado.
É
necessário uma reformulação no sistema educacional, para que o ensino se torne igualitário,
e de boa qualidade a todos, a educação é responsável por formar sujeitos e
transformar a sociedade, como dizia Immanuel Kant o homem é aquilo que a
educação faz dele, logo se tem a necessidade de ter uma boa qualidade de
ensino.
Bibliografia
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/educacao-no-brasil
http://www.brasil-economia-governo.org.br/2015/11/09/como-melhorar-a-educacao-no-brasil/
https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-06-29/apenas-22-dos-jovens-mais-pobres-completaram-o-ensino-medio-aos-19-anos.html
https://www.todamateria.com.br/evasao-escolar/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/mec-divulga-nesta-segunda-indice-de-qualidade-do-ensino-basico
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