sábado, 1 de junho de 2019

EDUCAÇÃO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 

Resultado de imagem para educação
                                                                        Denner Agostinho Oliveira de Sousa

A educação é um dos maiores problemas que temos hoje em dia no Brasil, senão o maior. Á muitos anos a nossa sociedade tem tentado mudar essa realidade, o que vemos hoje não é nada simples e o problema é ainda mais embaixo. Á um bom tempo nossa educação vem sendo tratada com descaso, ainda que tenham existido investimentos nessa área, não é o suficiente para resolver o problema, nós passamos muito tempo somente “tentando remendar o pano” da educação, entretanto é preciso algo novo, que mude realmente isso, é o nosso futuro que está em jogo.
Hoje sabemos que tentar resolver esse problema somente “passando o pano” não é viável, a raiz do problema está na base, não estamos dando atenção á educação básica, que é o começo, onde mentes pensativas, criativas e críticas podem ser desenvolvidas e incentivadas. Os grandes poderosos que comandam o nosso país não querem evoluir a educação, porque sabem que de lá vão vir às oposições, os jovens que irão criticá-los.
Desde os primórdios do iluminismo chamado “século das luzes”, temos conhecimento de que o estudo promove a razão e que ela é uma das virtudes do ser humano, como uma “luz” que ilumina a escuridão, com o seu desenvolvimento é possível promover reflexões acerca de qualquer assunto. Uns dos pensadores dessa época, John Locke relaciona a pesquisa com a educação, a introdução da mesma também foi primordial no método científico, que serviu de base para o empirismo naquela época. A pesquisa é realmente importante na formação de um indivíduo sujeito em evolução “aprende á aprender”. Este lema, “aprender á aprender’ sendo uma das bases na constituição de uma educação inovadora.
Outro grande pensador que contribuiu para a educação foi John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, suas idéias foram de importante contribuição para o ensino, uma delas é a problematização do pensamento dos alunos, os levando a questionar e promovendo a reflexão. O mesmo diz: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.“. Então podemos entender com essa frase que a educação é principalmente aliada á pratica, como vemos em uma frase popular, “viver é aprender”.
O que se vê hoje na realidade da educação é que não estamos preparando as crianças para a vida, não estamos fazendo pensá-las, refletir, e criticar tudo, a maioria das escolas ainda segue o método linear, criando robôs e não mentes pensantes, matando a criatividade dos alunos. A escola deve ser ambiente de transformação e convívio social.
Muitas pessoas não têm conhecimento de que a educação é um direito delas, aí vemos que os problemas são ainda maiores, não é só falta de transporte público, que é também uma das preocupações, ou falta de educação de qualidade, é na verdade é também a estrutura da nossa sociedade, que continua retrograda, e isso, só podemos mudar, investindo em nossas crianças, pois elas podem mudar o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...