A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Zahra Nathalia Lima Oliveira
O ensino atual, especialmente o
ensino médio, é dividido em disciplinas que contêm suas especificidades cada
uma. Infelizmente, ainda no Brasil, muitas escolas baseiam seus currículos nas
provas de admissão na faculdade, com isso, o currículo fica saturado e sem
espaço para matérias que podem enriquecer de outras formas o aprendizado do
estudante.
Algumas
escolas adaptaram seu currículo e inseriram a disciplina “atualidades”, o que é
muito interessante para os alunos por inserir temas do cotidiano, entretanto,
essa matéria ainda é muito focada em temas de vestibulares e não temas que
necessariamente fazem parte da vida dos estudantes.
A
reforma do ensino médio, e a opção de optar algumas matérias pelos estudantes
debilita algumas disciplinas que são algumas das mais importantes nesse quesito
de integrar vários assuntos, como a sociologia, a filosofia e a história. É
conhecido que as matérias de humanas se relacionam e as de exatas também se
relacionam entre si, mas, é importante integrá-las umas com as outras para que
não fique uma situação em que o estudante não consiga inserir aquele assunto na
vida dele.
Infelizmente,
para mudar esse método de ensino é preciso mudar também métodos de avaliação,
já que muitos deles, como o PISA e alguns vestibulares, não incentivam a
capacidade de reflexão e de análise da realidade dos estudantes. Eles querem um
aluno que saiba resolver questões de forma rápida e eficaz para ficarem bem em
posições nacionais e internacionais e lucrarem com isso, pois são essas
posições que muitos pais olham antes de escolher uma escola para seus filhos.
Logo, é fulcral que escolas passem a
inter-relacionar suas matérias para que os estudantes não sejam tão
prejudicados e vejam mais sentido em ir estudar uma disciplina que se conecte
tanto com as outras quanto com coisas do cotidiano. Um modo de fazer isso é
promover mais debates em sala para que o professor consiga adaptar suas aulas
de acordo com a realidade dos seus estudantes e, também, incentivar mais
interações entre os próprios professores para que eles mesmos se sintam
interessados de se conectarem com as disciplinas dos colegas. São atitudes
simples que podem mudar aos poucos o método de ensino segregado.
Bibliografia
TERRASÊCA, Manuela.Autoavaliação,
Avaliação Externa…Afinal para que serve a Avaliação das Escolas?
VIEIRA, Andrea Mara. Acordes e
Dissonâncias do Letramento Científico proposto pelo PISA 2015. Revista Est.
Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 68, p. 478-510, maio/ago. 2017.
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