A DEFICIÊNCIA PRÁTICA
Arthur Burity Rosa
A
educação brasileira é uma fonte inesgotável de discussão. Especialistas ou não,
todos se veem no direito de opinar, e o que pode ser feito? A educação tal como
a conhecemos é um patrimônio humano. Neste texto, proponho-me a analisar um
aspecto da educação que compreendo como prejudicial, logo em seguida
exemplificando, com base em um texto teórico, algumas proposições para que tal
malefício seja sanado. O texto que escolhi de base foi: Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de
química, de Marlize Spagolla Bernardelli.
Na atualidade, a educação escolar
tradicional é uma chave para a universidade. A escola se tornou uma grande
caixa de instruções intitulada “como passar no vestibular – passo a passo”. Os
jovens ficam tensos, ansiosos, apreensivos. A taxa de desistência está
altíssima e o medo da inovação, por parte das escolas, está profundamente
atrelado com o medo da falha monetária. Num meio tão estagnado, onda há espaço
para mudanças? Uma vez que houver, quais elas devem ser?
A principal mudança a se fazer é
mudança de aplicação. Há um motivo para que aprendamos apenas aquilo que nos é
útil. Como todo conhecimento é
certamente útil, a aplicação deve ser voltada para com o foco na utilidade, na
diferenciação. Como explicado pela autora no meu artigo de base, sua
metodologia trouxe resultados: “A metodologia nos revelou que os alunos
passaram a valorizar e questionar os conteúdos químicos, bem como seus
conceitos, por entenderem que a química se encontra no cotidiano e nas ações
diárias e que para entende-la não precisam ir até o laboratório”. É exatamente
esse tipo de aplicação que se faz necessária. Se ela pode resolver uma área do
conhecimento, por que não todas? Por que não, também, extrapolar a áreas ainda
pouco usuais nas instituições, como o ensino musical, o teatro, as artes
visuais. O conhecimento é um só, e sua aplicação, necessária da melhor forma
possível.
Para concluir, gostaria de ressaltar
o peso do educador e na importância de sua busca para a melhor transmissão de
conhecimento possível. Uma vez que esta busca se realiza, uma vez que os
profissionais capacitados à sala de aula têm, de fato, o desejo de transformar
os alunos, e eles compreendem que são capazes, a educação brasileira estará num
patamar de qualidade muito superior ao atual, muito mais rico e, acima de tudo,
muito mais apto a ser um modelo base para ser seguido.
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