domingo, 2 de junho de 2019

FRUSTRAÇÕES E PRESSÕES ACADÊMICAS 

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                                                                                            Revelry Pereira da Silva 

O ensino superior é uma caminhada bem difícil, com diversos desafios, novidades que servem de lição para o desenvolvimento do ser humano no meio em que vive — uma caminhada longa e por vezes cheia de frustrações, principalmente se sua opção de curso em uma faculdade não é o que almejava. Durante o ensino médio, às vezes, não comunicação sobre esse assunto e a apresentação de profissionais em determinadas áreas do mercado de trabalho e acabam buscando informações na internet, onde não existe muita prática apenas exposição de fatos e às vezes falsos — situações em que o estudante escolhe um  curso por pressão dos pais para ser feliz e adquirir uma vida financeira estável, mas futuramente a parte financeira vem e frustração fica lá estagnada sem saber para onde ir. Deve haver mais discussão de que muitas vezes a frustração e infelicidade pode vir em algum momento dentro do ensino superior e o jovem como se virar e não ocorrer o que acontece hoje em dia, porcentagens altas de depressão, ansiedade e até suicídio em instituições universitárias.
De certo modo a reforma do ensino médio poderá mudar uma das diversas realidades, pois muitos dos jovens possuirão a possibilidade de focar naquilo que gostam. Entretanto levando em consideração do último parágrafo, o questionamento referente a tudo isso seria a maneira mais eficaz de guiar o jovem por meio de suas preferências, afinal, muito escolhem por pressão ou, mudam de ideia muitas vezes. A pressão obtida para com os mesmo deverá ser retirada e, devem ser explicadas as consequências da exclusão de algumas matérias opcionais para estes. A reforma também aumentará às pressões nas esferas, principalmente para que os alunos escolham as áreas de exatas, e será dobrada para faculdades que possuem maior concorrência.
Portanto uma maneira de reduzir essas futuras frustrações e evitar tragédias seria mais diálogo entre educadores, profissionais de áreas diferenciadas e comuns do cotidiano, até mesmo as mais rejeitadas na sociedade como: artesãos, gari e dentre outras existente — atenção das escolas para com seus estudantes é fundamental tanto para construção acadêmica quanto para seu desenvolvimento no meio social; não deixado de lado questões como doenças mentais e outras que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida e que podem ser evitadas. Os pais também devem ser participativos e deixar que seus filhos o quê querem ser independentemente questões financeiras e etc; é como um refúgio para se sentirem seguros e quando esse refúgio é quebrado pode ocorrer diversas coisas.

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