sábado, 1 de junho de 2019

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DAS TRÊS ARTES NO ENSINO BÁSICO 

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                                                                                                   Júlia Ferreira Mendonça 

   O estudo de artes no ensino básico é dado pela maioria das vezes por um professor e não há separação dos três pilares das artes que são teatro, música, dança e plásticas que por mais que possam ser trabalhados e desenvolvidos juntos necessitam de um aprofundamento individual, por conta do estudo que se é dado de matéria por matéria e tendo uma necessidade de aulas práticas na maior parte do período de pesquisa.
   Nesse semestre tive oportunidade de estar acompanhando uma escola como residente pedagógica, essa escola é situada na Asa Norte, porém os alunos que lá estudam são residentes do Itapoá, Paranoá, Ceilândia, Gama e demais cidades satélites. Sabendo que estamos lidando com realidades totalmente diferentes e com estruturas na escola que não funcionam para ajudar que ocorra esse desenvolvimento do ensino de artes na escola, acabamos nos deparando com dificuldades corriqueiras em relação do ensino dessas quatro vertentes da artes.
   O projeto funciona da seguinte forma, se tem um professor de Artes na escola e dois residentes vão em duplas por dias um de artes cênicas outro de música, acompanham essas aulas e ajudam o professor a fazer seus planejamentos de aula em cima da matriz do PAS, que cobra as três disciplinas, artes cênicas, visuais e música, porém a professora que ministra a aula é formada em artes visuais, sendo assim tendo domínio da sua graduação e não das demais, fazendo com que se tenha um questionamento sobre os profissionais que estão assumindo essas matérias e só estão dando os conteúdos propostos pelas suas áreas, concordando que essa é a forma que precisa ser feita, questiono a ausência das outras artes que pertinentemente nas escolas é o ensino de música e artes cênicas que são jogados totalmente de lado e entendidos como experiência exterior dos conteúdos que realmente importam para a escola, pelo fato das artes trazer um posicionamento critico nos alunos e tornarem eles autores de suas próprias histórias na maioria das vezes. 
   A lei 9.394/1996 que tinha o ensino de artes como componente artístico na escola e desconsiderado como matéria regular é revogado em 2016 pela lei 13.278/2016 que torna o ensino de artes obrigatório nas escolas, levando em consideração que é citado na lei as artes separadamente como foi abordado no início do trabalho, é dado um prazo de cinco anos para formação de professores para as áreas faladas e estarem atuando dentro de sala de aula.
   Acredito que já tem muitos profissionais formados para as áreas que precisam de emprego, porém o estado prefere contratar professores temporários para as redes públicas para que se gaste menos dinheiro com educadores, porém é a educação que necessita do dinheiro do país, pois é ela que forma e da oportunidade para quem não possui, e conhecimento e capacidade de argumentação da realidade de cada um.
   Então vendo a educação do ensino de artes que temos agora e a que queremos, vejo que é primordial essa luta pela valorização dessas matérias separadamente para que os alunos tenham um contato real e transformador quando passarem por elas no ensino fundamental ao médio. E persistência e conhecimento das leis que regem o nosso país pelos artes educadores que estão sendo desafiados a partir do ano que vem por conta desse governo que irá assumir que tão pouco sabe ou tem cuidado com que pesquisamos e desenvolvemos em matéria e história no ambiente escolar.

Referências:
Câmara dos Deputados, site consulta da lei 9.394/1996
Senado Federal, site consulta da lei 13.278/2016


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