sábado, 1 de junho de 2019

EDUCAÇÃO QUE TEMOS X EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS 

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                                                                                                 Nathanael Martins Pereira 

                A educação é o pilar principal das relações humanas, tendo papel fundamental nos avanços e na capacidade de vencer os problemas existentes em sociedade. Sem a educação qualquer quebra de barreiras é impossível, de modo que, para que possamos continuar em ritmo de progresso, a educação deve ser a nossa maior prioridade. A educação deve receber mais investimentos e ser entendida por sua capacidade transformadora.
                Temos também, um ponto primordial para que essa caminhada com a educação seja eficaz, que é o educador. O educador deve ser valorizado e respeitado. Não colocado contra parede, muito menos cesurado. A relação professor-aluno é uma relação sensível que deve ser cultivada e mantida. No momento que o Estado ou os pais tentam colocar o aluno contra o professor, essa relação que é sensível acaba sendo minada. Impossibilitando assim a troca de saber.
                 Existe um projeto de saqueamento, sucateamento e abandono contra a educação brasileira, os interessados são os mais diversos, todos eles, tem um desejo em especial com essa mobilização contra a educação. Um dos pontos principais, é a formação de um grupo manipulável, por meio da desinformação e do desserviço.
                Tendo esse panorama apresentado, podemos comparar a educação que temos, com todos os seus problemas, e a educação que queremos. E assim poderemos solucionar grande parte dos problemas existentes.
              Primeiro ponto: Falta de acesso. Do que adianta a existência das escolas se ainda hoje muitos alunos de região rural ou periférica, ainda tem o acesso dificultado as escolas. Ou as universidades federais, sendo que o acesso do jovem pobre e periférico continua por vezes inviável. – Diga-se de passagem que, a existência não necessariamente vem acompanhada de uma estrutura que seja mantida e custeada de modo correto, vide o sucateamento das unidades de ensino público e federal.
              Segundo ponto: Ineficiência. É sabido que nos últimos anos estamos conseguindo reduzir os índices de analfabetismo, no entanto, segundo o MEC 55% dos alunos de 8 anos, tem conhecimento insuficiente em matemática e leitura.
        Pesquisas recentes, do INAF, revelam que três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais. Esse resultado é assustador, cerca de 38 milhões de brasileiros sabem ler, no entanto não entendem o que leem. E a dificuldade desse grupo não está só na compreensão do que é lido, mas também na dificuldade de entender e se expressar por meio de números.
           Tendo essas questões apresentadas, lembrando que isso é apenas uma parte dos diversos problemas que a educação no Brasil enfrenta. Solucionar não é fácil, mas é necessário que se mude a postura dos governantes e da sociedade em conjunto, para que, assim, possamos caminhar para um Brasil em que todos tenham acesso a uma educação transformadora e de qualidade.
              A educação que almejamos, deve ser livre, livre das determinações já estabelecidas em nossa sociedade. Deve ser inovadora e transformadora. Deve ensinar não só as matérias já determinadas, como matemática, física e química, e sim, deve focar no social, na formação de cidadão, nos processos de desconstrução de preconceitos e paradigmas. A educação que queremos, não deve ter medo de tocar em assuntos sensíveis, tem de formar ambientes de diálogo que favoreçam a evolução, proteção, crescimento e desenvolvimento do ator social. A educação não pode ser regida por outros setores da sociedade. Setores esses, que tem bastante interesse no enfraquecimento da educação.
           Conhecimento é poder. Informação é poder. Educação é poder. O projeto que foi citado a cima, tem uma intenção, que é a dominação. No entanto, uma sociedade bem informada e com total acesso a educação, não é dominada nem subjugada.
                        Uma frase que pode concluir esse texto e definir o problema que a educação brasileira enfrenta, foi dita por Darcy Ribeiro.

                        “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. ”

                                                                                                          - Darcy Ribeiro

Fontes:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/mais-da-metade-dos-alunos-de-8-anos-da-rede-publica-tem-conhecimento-insuficiente-em-matematica-e-leitura-diz-mec.ghtml


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