sábado, 1 de junho de 2019



A GEOGRAFIA REGIONAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 

Resultado de imagem para GEOGRAFIA
Pedro Thomé Quintão Queiroz 

A educação é o meio de integração da criança no processo civilizatório e na sociedade, devendo ser baseada, segundo Ab’Saber, em três aspectos: o domínio do saber acumulado, as oficinas de talento e o conhecimento da região. Esses aspectos estão relacionados entre si e, da mesma forma, com a geografia. Esta disciplina permite que os estudantes possuam, antes de tudo, um conhecimento acerca da região em que vivem, isto é, o local onde constroem suas experiências e vivências que, juntamente com o contato social, atuam em vias de fomentar o desenvolvimento da criança e do jovem, assim como a construção de conhecimento.
A geografia é uma ciência que propõem uma interpretação da realidade diferenciada, através do “olhar geográfico”: este aspecto permite a quem praticá-la a possibilidade de interpretar e analisar o espaço em diversas escalas, tendo acesso, por exemplo, a similitudes e disparidades entre regiões.
Dessa forma, o conhecimento regional é relevante para que o estudante se localize no tempo e no espaço, acumulando conhecimentos que serão de fundamental importância, tanto no desenvolvimento escolar, quanto pessoal e que possam servir de ponto de partida para o estudo em outras escalas (ou seja, que extrapole o espaço vivido e conhecido pelo estudante) e para solucionar as problemáticas do espaço ao seu redor.
A partir de então, tem-se o acumulo de saber e também a compreensão que, em um país cujo tamanho territorial é proporcional as desigualdades que nos assolam, a sociedade possui demandas diferenciadas, principalmente no que diz respeito à educação – ponto que conduz a crítica de leis como a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que parecem tratar a questão da educação de forma homogênea, ignorando as diversidades de “Brasis” existentes, cada qual com suas demandas e necessidades, mas também potencialidades.
Para tanto, é preciso estimular as crianças e jovens por meio de ações que busquem chamar sua atenção para as relações que se desenvolvem no seu espaço e que busquem desenvolver a criticidade, visando proposições para solucionar os problemas regionais em que o indivíduo está envolvido.
A maneira para se alcançar este tipo de ensino parte da aproximação entre professores, estudantes e comunidade. Os professores devem atuar de forma a recuperar o conhecimento regional e estimular todos os tipos de talentos em seus alunos que podem vir a mudar a realidade nacional. Além do mais, os professores devem ser valorizados, o que se faz desde a formação universitária, fugindo do academicismo e não focando apenas na formação curricular, mas buscando soluções para diversos questionamentos. Os estudantes devem ser o foco da ação, tendo seus pontos de vista, suas experiências e vivências estimuladas e valorizadas, de maneira que tomem consciência da realidade em que vivem, buscando compreende-la. Por sua vez, a comunidade deve agir de forma a garantir a manutenção de espaços que preguem pela socialização, tanto no que diz respeito a infraestruturas que permitem a realização de atividades lúdicas, quanto ao ambiente familiar, primeiro aspecto que molda o desenvolvimento social da criança.
            A partir da análise da abordagem regional e do entendimento de como ela pode ser útil e benéfica quando aplicada a um contexto educacional, é compreensível a relevância que a geografia possui não apenas como disciplina, mas também como ferramenta que permite o desenvolvimento do pensamento crítico e o encontro do individuo consigo mesmo.
Referência:
Aziz Ab 'Saber - "A Geografia do Bairro". Revista Nova Escola edição 139 Janeiro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULTURA NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE                                                                    ...