UMA MUDANÇA FEITA POR LEIGOS
Pedro Rafael da Silva
Com a junção de todas as aulas te o fim do semestre,
minha concepção de todo o sistema de ensino brasileiro e seus profissionais,
mudou drasticamente. Ainda mais por no inicio, ver apenas uma parte desse
sistema com olhos de um estudante cansado de um ensino médio falho por falta de
verbas e um sistema robótico sem qualquer empatia com a saúde do aluno e
professor.
Todas as
apresentações mostram cada vez mais nosso sistema de ensino, e em cada parte se
tem um panorama sobre tudo que precisa ser atualizado de maneira detalhada e
por profissionais de diferentes áreas. A reforma atual do ensino médio tem uma
boa ideia de como fazer isso, mas apenas isso, já que o programa não se
desenvolve de maneira efetiva, abrangendo todos os problemas principais que enraízam
a deficiência em nosso sistema de ensino.
Além de cortes freqüentes na verba da educação, a
falta de estudo sobre a real condição mental de alunos e professores, que estão
cada vez mais ligados a um modo de produção padrão e que não visa o pensamento crítico
desde a infância. Parte disso também vem da população em seus lares com uma
mentalidade ainda bem conservadora, isso tem interferido nas escolas em grandes
proporções, com movimentos sociais envolvendo leigos exigindo a mudança de um
sistema de ensino atrasado. Isso pode piorar o que já temos, pois existe uma
urgência para essa mudança, mas com idéias erradas de pessoas que deixam sua
polarização política e religiosa, tirando totalmente o foco da verdadeira
mudança para uma melhor base para nossa sociedade.
O sistema precisa realmente de inovações, mas não por
mãos de apenas um tipo de visão, mesclando o técnico com o social para uma
melhor acomodação de todos os tipos de alunos. Dando espaço para a família e
comunidade sem interferirem no âmbito escolar de maneira pessoal, focando na
tolerância religiosa e étnica, dentro e fora das escolas para um dos maiores
problemas de intolerância no país.
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